Quem é Philip Kotler? Conheça o pai do marketing

Veja quem é Philip Kotler, como ele influenciou o marketing e quais os principais lançamentos do autor!

Todas as áreas profissionais contam com grandes nomes que se destacam nelas. Pessoas que promovem teorias, leis e conceitos, ajudam a definir e estabelecer os campos de atuação, colaboram para a regulação da atividade etc. No marketing não é diferente. Tanto é que Philip Kotler é sempre lembrado quando se fala nesse ramo.

O autor, que ficou conhecido como o pai do marketing, escreveu mais de 90 livros sobre o tema. Mas não só isso: ele moldou e qualificou os estudos do marketing aplicado ao mercado. Foi quem definiu as principais tendências do segmento.

Além disso, contribuiu para o estabelecimento das estratégias adotadas nas atividades da área. Envolveu, por exemplo, produto/serviço, precificação, marcas, consumidores, internet e muito mais.

Diante de tamanha influência, logo surge a curiosidade de saber mais a respeito de quem é Philip Kotler. Por isso, preparamos um artigo completo sobre ele. Acompanhe!

Quem é Philip Kotler?

Embora tenha formação na área de economia — o que lhe rendeu, inclusive, um doutorado —, foi no ramo do marketing que Kotler verdadeiramente se encontrou. Isso porque ele entrou para a docência universitária no ano de 1962 para lecionar sobre o assunto e desde então se tornou uma referência mundial.

A instituição onde ele atua é a Universidade de Northwestern. Ela é considerada, segundo levantamento da Times Higher Education (THE), a 24ª melhor universidade do mundo. Já ao considerar apenas os Estados Unidos, ela está classificada como o 16º mais importante centro de ensino do país.

Ainda em 1962, Philip deu início ao que seria um dos mais importantes passos da carreira dele. Isto é, a escrita de artigos científicos sobre a teoria e a prática do marketing no mercado. O primeiro publicado em periódicos da época foi o “Elementos da Teoria de Avaliação de Ações de Crescimento”. Já em 1967, ele se dedicou à elaboração de um livro que ficou conhecido como “Administração de Marketing” (título da versão mais atual).

Em paralelo à docência e à escrita, Kotler também investiu na consultoria de marketing para empresas privadas dos EUA. Dado ao renome que obteve em pouco tempo, a lista de clientes dele passou a contar com grandes multinacionais. Motorola, Ford e General Electric são só alguns exemplos.

Vale mencionar ainda que Philip Kotler recebeu diversos prêmios pela atuação profissional singular de instituições bastante prestigiadas internacionalmente. Entre elas, a American Marketing Association e a International Management Consulting.

Isso sem mencionar, é claro, os 22 títulos honorários que o docente recebeu de diferentes instituições de ensino ao redor do mundo. É o caso da Universidade de Estocolmo (Suécia), Universidade de La Sapienza (Itália) e Universidade Mackenzie (Brasil). No portal oficial do profissional, é possível conferir, em detalhes, todos eles.

O que é marketing para Kotler?

Para Philip Kotler, marketing não se resume às estratégias administrativas para aumentar as vendas de um negócio. Esse é, na verdade, um campo bem diverso e que engloba cada uma das atividades de uma organização. Ele permite trabalhar o valor percebido de produtos e serviços, o posicionamento de marcas e a comunicação com a sociedade.

O marketing também é um meio para se aprofundar no mercado e nas tendências de consumo. Isso sem falar que é a ferramenta para definir outros dois pontos importantes. O primeiro é o perfil de consumidor e as vantagens competitivas que as empresas querem ter. O segundo é a gestão operacional da empresa no meio offline e online.

Quais são as lições de Kotler para o marketing digital?

Além do marketing tradicional, que é aplicado para o mercado presencial, Kotler também se dedica a expandir o marketing digital. Justamente por isso, ele acompanha o avanço da internet no processo de vendas e conceitua essa área nos últimos anos.

Ele também destaca as lições que as marcas devem aprender para se sobressaírem no meio digital e estarem a par das novas formas de consumo. Aqui, reunimos algumas delas. Veja!

1. Produção de conteúdo

A primeira lição tem a ver com marketing de conteúdo. Para o docente, as marcas não podem focar todos os esforços em apenas divulgar produtos e serviços. Ao contrário, é fundamental criar uma relação com o consumidor e se fazer presente no dia a dia dele.

Para isso, a produção de conteúdo é fundamental. Ou seja, a criação de artigos, e-books, vídeos, infográficos, postagens e afins. Conteúdos que gerem entretenimento e conhecimento, promovam bem-estar, sejam catalisadores de mudanças etc. Uma vez tendo atraído o usuário da internet, fica mais fácil conduzi-lo organicamente pelo funil de vendas.

Foco em nichos virtuais

Outro ponto levantado por Philip Kotler é o dos nichos virtuais. Isso porque, na internet, as pessoas se dividem e se concentram mais não apenas em determinados sites, mas também em redes sociais específicas. Tudo isso motivado por aspectos como faixa etária (especialmente o público jovem), gênero, movimentos sociais etc.

Portanto, como defende o autor, as empresas precisam acompanhar isso. Dessa forma, poderão ser mais precisas na hora de planejar e executar a publicidade online.

Estratégia omnichannel

Encerrando o tópico, há a estratégia omnichannel. Isto é, sites, plataformas, mídias sociais, blogs, aplicativos e demais meios de interação da marca com o público não devem funcionar isoladamente. Diante dos recursos tecnológicos que surgem diariamente, é indispensável que as empresas integrem tudo o que têm virtualmente.

Dessa forma, o cliente e potencial cliente têm a mesma experiência online, independentemente do percurso que levaram para entrar em contato. Mais ainda: a comunicação e o posicionamento dessas empresas se tornam efetivos e ágeis.

Quais as principais obras de Philip Kotler?

Não há como falar de Philip Kotler sem abordar o trabalho bibliográfico dele. Quase uma centena de obras dedicadas a esmiuçar o que é o marketing e como as instituições devem melhorar a utilização desse recurso. Por isso, listamos quatro títulos para você conhecer e aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto. Veja!

1. Os 10 Pecados Mortais do Marketing

Em Os 10 Pecados Mortais do Marketing, o escritor discute alguns dos principais erros que as marcas cometem no cotidiano. Mas ele não para por aí. Isso porque Kotler também traz sugestões de ações para reverter esses quadros e tornar as empresas mais eficientes.

Entre as falhas listadas é possível encontrar a falta de análise sobre o consumidor do produto/serviço e o monitoramento inconstante da concorrência. Dois pontos que afetam diretamente a competitividade, o volume de vendas e a imagem da companhia no mercado

2. Marketing Social

Escrita em parceria com Nancy R. Lee, Marketing Social é uma obra detalhada sobre a sociedade de consumo. É também um estudo sobre como os hábitos de compra, o processo de fidelização e a aquisição de valor das marcas acontecem.

O livro também discute outros assuntos importantes, como o passo a passo do planejamento de marketing dos negócios. Algo que envolve desde análise situacional deles até a organização de orçamento e projetos de implementação. Além disso, há capítulos inteiros dedicados à precificação, ofertas, cartela de produtos, canais de comunicação etc.

3. Marketing de A a Z

Em Marketing de A a Z, Kotler traz um compilado dos principais aspectos que todo profissional da área precisa saber sobre a temática. Tudo de forma descomplicada e direta ao ponto. São tópicos fundamentais porque discorrem sobre a base do funcionamento dos negócios. Ele explora, por exemplo, as estratégias de venda, os procedimentos de atendimento ao cliente e a comercialização presencial e online.

O autor ainda vai além. Isso porque ele traz um panorama completo sobre como estrutura um serviço de marketing dentro de uma empresa e quais atividades ficam a cargo dele.

4. Minhas Aventuras em Marketing

O último livro da lista é Minhas Aventuras em Marketing. O motivo? A obra é autobiográfica, trazendo um relato do Philip Kotler sobre a carreira que ele construiu e como surgiu a paixão pelo universo do marketing. Um ponto de destaque desse título é que o autor narra a trajetória dele desde o ambiente acadêmico até a atuação estratégica no ramo.

Além disso, o livro apresenta aspectos pessoais da vida de Kotler. Pontos que são importantes para compreender quem ele é.

Como ficou claro no texto, Philip Kotler não é considerado o pai do marketing à toa. Desde que direcionou a carreira para essa área, ele tem sido crucial para o setor. Fundamental para mudar a visão do mercado sobre o que é o marketing. Mais ainda: para tornar o segmento em uma etapa estratégica e crucial para o lançamento, gestão e evolução dos negócios.

Portanto, não importa se você pretende trabalhar no ramo, se busca empreender, seguir carreira como freelancer ou ter uma empresa. Para todas essas opções, estudar e se informar sobre a obra de Kotler vai ser um grande diferencial para posicionar e tornar mais competitivo o seu negócio.

Gostou de se inteirar sobre quem é o Kotler? Então assine a nossa newsletter para conferir mais materiais sobre marketing e como você pode implementá-lo no seu trabalho!

Resumindo

Quem é Philip Kotler e qual a importância dele para o marketing?

Philip Kotler é um professor de marketing com histórico de consultoria na área e um dos autores com maior produção bibliográfica do mundo sobre o assunto. Ele elevou o marketing a área estratégica do mercado. Além disso, foi responsável por consolidar os principais conceitos teóricos e práticos do marketing. Algo que perdura em todas as vertentes atuais dele.

Quais as principais obras de Philip Kotler?

Entre as mais de 90 obras escritas por Kotler, podemos mencionar quatro. É o caso de Os 10 Pecados Mortais do Marketing, Marketing Social, Marketing de A a Z e Minhas Aventuras em Marketing.

Related posts

Brasil x Venezuela: Onde assistir ao vivo, horário e escalações do jogo das Eliminatórias

Conta PJ Itaú: como abrir, custos e vantagens

De Olho no Câmbio #303: Moeda brasileira volta a perder força à espera do governo