Veja quem é Philip Kotler, como ele influenciou o marketing e quais os principais lançamentos do autor!
Todas as áreas profissionais contam com grandes nomes que se destacam nelas. Pessoas que promovem teorias, leis e conceitos, ajudam a definir e estabelecer os campos de atuação, colaboram para a regulação da atividade etc. No marketing não é diferente. Tanto é que Philip Kotler é sempre lembrado quando se fala nesse ramo.
O autor, que ficou conhecido como o pai do marketing, escreveu mais de 90 livros sobre o tema. Mas não só isso: ele moldou e qualificou os estudos do marketing aplicado ao mercado. Foi quem definiu as principais tendências do segmento.
Além disso, contribuiu para o estabelecimento das estratégias adotadas nas atividades da área. Envolveu, por exemplo, produto/serviço, precificação, marcas, consumidores, internet e muito mais.
Diante de tamanha influência, logo surge a curiosidade de saber mais a respeito de quem é Philip Kotler. Por isso, preparamos um artigo completo sobre ele. Acompanhe!
Quem é Philip Kotler?
Embora tenha formação na área de economia — o que lhe rendeu, inclusive, um doutorado —, foi no ramo do marketing que Kotler verdadeiramente se encontrou. Isso porque ele entrou para a docência universitária no ano de 1962 para lecionar sobre o assunto e desde então se tornou uma referência mundial.
A instituição onde ele atua é a Universidade de Northwestern. Ela é considerada, segundo levantamento da Times Higher Education (THE), a 24ª melhor universidade do mundo. Já ao considerar apenas os Estados Unidos, ela está classificada como o 16º mais importante centro de ensino do país.
Ainda em 1962, Philip deu início ao que seria um dos mais importantes passos da carreira dele. Isto é, a escrita de artigos científicos sobre a teoria e a prática do marketing no mercado. O primeiro publicado em periódicos da época foi o “Elementos da Teoria de Avaliação de Ações de Crescimento”. Já em 1967, ele se dedicou à elaboração de um livro que ficou conhecido como “Administração de Marketing” (título da versão mais atual).
Em paralelo à docência e à escrita, Kotler também investiu na consultoria de marketing para empresas privadas dos EUA. Dado ao renome que obteve em pouco tempo, a lista de clientes dele passou a contar com grandes multinacionais. Motorola, Ford e General Electric são só alguns exemplos.
Vale mencionar ainda que Philip Kotler recebeu diversos prêmios pela atuação profissional singular de instituições bastante prestigiadas internacionalmente. Entre elas, a American Marketing Association e a International Management Consulting.
Isso sem mencionar, é claro, os 22 títulos honorários que o docente recebeu de diferentes instituições de ensino ao redor do mundo. É o caso da Universidade de Estocolmo (Suécia), Universidade de La Sapienza (Itália) e Universidade Mackenzie (Brasil). No portal oficial do profissional, é possível conferir, em detalhes, todos eles.
O que é marketing para Kotler?
Para Philip Kotler, marketing não se resume às estratégias administrativas para aumentar as vendas de um negócio. Esse é, na verdade, um campo bem diverso e que engloba cada uma das atividades de uma organização. Ele permite trabalhar o valor percebido de produtos e serviços, o posicionamento de marcas e a comunicação com a sociedade.
O marketing também é um meio para se aprofundar no mercado e nas tendências de consumo. Isso sem falar que é a ferramenta para definir outros dois pontos importantes. O primeiro é o perfil de consumidor e as vantagens competitivas que as empresas querem ter. O segundo é a gestão operacional da empresa no meio offline e online.
Quais são as lições de Kotler para o marketing digital?
Além do marketing tradicional, que é aplicado para o mercado presencial, Kotler também se dedica a expandir o marketing digital. Justamente por isso, ele acompanha o avanço da internet no processo de vendas e conceitua essa área nos últimos anos.
Ele também destaca as lições que as marcas devem aprender para se sobressaírem no meio digital e estarem a par das novas formas de consumo. Aqui, reunimos algumas delas. Veja!
1. Produção de conteúdo
A primeira lição tem a ver com marketing de conteúdo. Para o docente, as marcas não podem focar todos os esforços em apenas divulgar produtos e serviços. Ao contrário, é fundamental criar uma relação com o consumidor e se fazer presente no dia a dia dele.
Para isso, a produção de conteúdo é fundamental. Ou seja, a criação de artigos, e-books, vídeos, infográficos, postagens e afins. Conteúdos que gerem entretenimento e conhecimento, promovam bem-estar, sejam catalisadores de mudanças etc. Uma vez tendo atraído o usuário da internet, fica mais fácil conduzi-lo organicamente pelo funil de vendas.
Foco em nichos virtuais
Outro ponto levantado por Philip Kotler é o dos nichos virtuais. Isso porque, na internet, as pessoas se dividem e se concentram mais não apenas em determinados sites, mas também em redes sociais específicas. Tudo isso motivado por aspectos como faixa etária (especialmente o público jovem), gênero, movimentos sociais etc.
Portanto, como defende o autor, as empresas precisam acompanhar isso. Dessa forma, poderão ser mais precisas na hora de planejar e executar a publicidade online.
Estratégia omnichannel
Encerrando o tópico, há a estratégia omnichannel. Isto é, sites, plataformas, mídias sociais, blogs, aplicativos e demais meios de interação da marca com o público não devem funcionar isoladamente. Diante dos recursos tecnológicos que surgem diariamente, é indispensável que as empresas integrem tudo o que têm virtualmente.
Dessa forma, o cliente e potencial cliente têm a mesma experiência online, independentemente do percurso que levaram para entrar em contato. Mais ainda: a comunicação e o posicionamento dessas empresas se tornam efetivos e ágeis.
Quais as principais obras de Philip Kotler?
Não há como falar de Philip Kotler sem abordar o trabalho bibliográfico dele. Quase uma centena de obras dedicadas a esmiuçar o que é o marketing e como as instituições devem melhorar a utilização desse recurso. Por isso, listamos quatro títulos para você conhecer e aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto. Veja!
1. Os 10 Pecados Mortais do Marketing
Em Os 10 Pecados Mortais do Marketing, o escritor discute alguns dos principais erros que as marcas cometem no cotidiano. Mas ele não para por aí. Isso porque Kotler também traz sugestões de ações para reverter esses quadros e tornar as empresas mais eficientes.
Entre as falhas listadas é possível encontrar a falta de análise sobre o consumidor do produto/serviço e o monitoramento inconstante da concorrência. Dois pontos que afetam diretamente a competitividade, o volume de vendas e a imagem da companhia no mercado
2. Marketing Social
Escrita em parceria com Nancy R. Lee, Marketing Social é uma obra detalhada sobre a sociedade de consumo. É também um estudo sobre como os hábitos de compra, o processo de fidelização e a aquisição de valor das marcas acontecem.
O livro também discute outros assuntos importantes, como o passo a passo do planejamento de marketing dos negócios. Algo que envolve desde análise situacional deles até a organização de orçamento e projetos de implementação. Além disso, há capítulos inteiros dedicados à precificação, ofertas, cartela de produtos, canais de comunicação etc.
3. Marketing de A a Z
Em Marketing de A a Z, Kotler traz um compilado dos principais aspectos que todo profissional da área precisa saber sobre a temática. Tudo de forma descomplicada e direta ao ponto. São tópicos fundamentais porque discorrem sobre a base do funcionamento dos negócios. Ele explora, por exemplo, as estratégias de venda, os procedimentos de atendimento ao cliente e a comercialização presencial e online.
O autor ainda vai além. Isso porque ele traz um panorama completo sobre como estrutura um serviço de marketing dentro de uma empresa e quais atividades ficam a cargo dele.
4. Minhas Aventuras em Marketing
O último livro da lista é Minhas Aventuras em Marketing. O motivo? A obra é autobiográfica, trazendo um relato do Philip Kotler sobre a carreira que ele construiu e como surgiu a paixão pelo universo do marketing. Um ponto de destaque desse título é que o autor narra a trajetória dele desde o ambiente acadêmico até a atuação estratégica no ramo.
Além disso, o livro apresenta aspectos pessoais da vida de Kotler. Pontos que são importantes para compreender quem ele é.
Como ficou claro no texto, Philip Kotler não é considerado o pai do marketing à toa. Desde que direcionou a carreira para essa área, ele tem sido crucial para o setor. Fundamental para mudar a visão do mercado sobre o que é o marketing. Mais ainda: para tornar o segmento em uma etapa estratégica e crucial para o lançamento, gestão e evolução dos negócios.
Portanto, não importa se você pretende trabalhar no ramo, se busca empreender, seguir carreira como freelancer ou ter uma empresa. Para todas essas opções, estudar e se informar sobre a obra de Kotler vai ser um grande diferencial para posicionar e tornar mais competitivo o seu negócio.
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Resumindo
Philip Kotler é um professor de marketing com histórico de consultoria na área e um dos autores com maior produção bibliográfica do mundo sobre o assunto. Ele elevou o marketing a área estratégica do mercado. Além disso, foi responsável por consolidar os principais conceitos teóricos e práticos do marketing. Algo que perdura em todas as vertentes atuais dele.
Entre as mais de 90 obras escritas por Kotler, podemos mencionar quatro. É o caso de Os 10 Pecados Mortais do Marketing, Marketing Social, Marketing de A a Z e Minhas Aventuras em Marketing.