O sistema de pagamentos instantâneos Pix apresentou instabilidade na manhã desta quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025, afetando usuários de diversos bancos, como Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Nubank, Inter, Santander e C6 Bank.
Segundo o Downdetector, portal que monitora a situação de serviços online, as falhas começaram por volta das 8h38 (horário de Brasília) e chegaram a quase 4.400 reclamações às 9h10.
Continue a leitura para entender o que está acontecendo e quando o serviço pode voltar ao normal.
Clientes de diversas instituições financeiras relataram dificuldades para realizar transferências e pagamentos via Pix nesta quinta-feira. A falha afetou tanto a execução das transações quanto a recepção dos valores.
Segundo informações do Downdetector, o problema gerou um pico de 4.371 reclamações, indicando que a instabilidade não se limitou a um banco específico. Dessas notificações, 48% se referiam a problemas com pagamentos, 42% com transferências e 8%: nos aplicativos móveis.
O Banco Central, responsável pelo sistema Pix, ainda não emitiu um posicionamento oficial sobre a causa da falha.
O Pix apresentou instabilidade na manhã desta quinta-feira (13), impedindo transferências e pagamentos em diversos bancos. O problema foi amplamente relatado por usuários e identificado pelo Downdetector como uma falha no sistema.
Ainda não há uma explicação oficial para o problema desta quinta-feira. No entanto, em instabilidades anteriores, falhas na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN) foram apontadas como a causa. Em alguns casos, problemas técnicos no próprio Banco Central também foram responsáveis pela interrupção do serviço.
Contudo, os motivos da instabilidade na manhã de quinta-feira, 13 de fevereiro, ainda não foram divulgadas.
Não há um prazo para a normalização do serviço, pois depende da origem do problema. Em instabilidades anteriores, o Pix já ficou fora do ar por algumas horas, sendo restabelecido gradualmente ao longo do dia. O ideal é acompanhar os canais oficiais dos bancos e do Banco Central para atualizações.
O motivo do porquê o Pix não estar funcionando ainda não foi informado pelo Banco Central, mas casos anteriores indicam que pode se tratar de um problema na infraestrutura do sistema ou em bancos específicos. Na última sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025, por exemplo, o Pix também apresentou falhas generalizadas e, segundo o BC, a instabilidade foi causada por problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN).
Ficou interessado nesse tema e não quer perder mais atualizações? Então, siga a Remessa Online no Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube.
O Pix apresentou instabilidade nesta quinta-feira (13), impedindo transações em diversos bancos, como Bradesco, Itaú e Nubank.
Ainda não há um comunicado oficial, mas falhas anteriores foram causadas por problemas no sistema do Banco Central ou nos aplicativos dos bancos.
Não há previsão para o Pix voltar a funcionar. Em casos anteriores, o serviço foi restabelecido em algumas horas.
Sim, é verdade que o Pix saiu do ar: usuários relataram dificuldades para realizar transferências e pagamentos nesta manhã, e o Downdetector registrou milhares de reclamações.
Crédito de imagem: Envato Elements
Descubra os melhores lugares baratos para viajar no Brasil em 2025, com opções acessíveis em…
Descubra como aproveitar as deduções e incentivos fiscais no IRPJ 2025 para reduzir sua carga…
Aproveite os cupons de desconto exclusivo da Remessa Online e economize em suas transações internacionais…
Pesquisa JOLTS deve dar sinais do mercado de trabalho americano e influenciar o Fed. Saiba…
Descubra os primeiros sinais de gravidez, identificando desde os sintomas mais comuns até o menos…
Os pagamentos do Bolsa Família em abril começam no dia 15, com um repasse mínimo…