O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil em 2020. Ele permite transferências eletrônicas que liberam os fundos em tempo real, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana. Com o Pix, é possível fazer pagamentos e transferências de forma rápida, segura e sem intermediários, usando chaves únicas, QR Codes ou códigos copiáveis.
Em menos de 5 anos de lançamento, ele já é a segunda forma de pagamento mais usada no Brasil, segundo dados da Opinion Box. O sucesso dessa modalidade traz cada vez mais adeptos, tanto pessoas físicas quanto jurídicas.
Neste conteúdo, entenda melhor como funciona o Pix, como criar uma chave e como fazer transações seguras e instantâneas. Acompanhe!
O que é Pix e como funciona?
O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil em 2020. Ele permite transferências eletrônicas em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados. As transferências são feitas diretamente entre contas usando chaves únicas, QR Codes ou códigos copiáveis, e os fundos são liberados em poucos segundos. As transações são gratuitas para pessoas físicas e têm taxas reduzidas para pessoas jurídicas. Além de transferências, o Pix também pode ser usado para pagar contas, boletos, e recolher impostos e taxas de serviços. Durante a noite, há um limite de segurança para transações acima de R$ 1.000,00.
Vale dizer que, atualmente, o Banco Central está planejando o lançamento do Pix automático para outubro de 2024.
Para quem a forma de pagamento Pix está disponível?
- pessoas físicas (P2P);
- pessoas físicas e empresas (P2B);
- empresas (B2B);
- entre pessoas ou empresas e órgãos governamentais (P2G e B2G);
- entre órgãos governamentais e pessoas ou empresas (G2P e G2B).
Como criar um Pix?
- abra o aplicativo do banco instalado no celular;
- faça o login;
- vá até a Área Pix;
- clique em “Minhas Chaves”;
- encontre a opção “Cadastrar Chave”;
- escolha um dos tipos de chave: CPF ou CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória.
Cada app de banco pode apresentar um passo a passo diferente, mas o objetivo é chegar no campo de cadastro de chave. Em geral, é possível cadastrar até 5 chaves para pessoas físicas, sendo na mesma conta bancária ou em diferentes contas de sua titularidade. Já as pessoas jurídicas têm o limite de até 20 chaves.
Quais são os tipos de chave Pix?
- Número de celular;
- E-mail pessoal;
- CPF ou CNPJ do titular da conta;
- Chave aleatória.
Vale destacar que você pode cadastrar mais de um tipo de chave para a mesma conta. Além disso, pode ter mais de uma conta bancária com chave Pix, porém, não pode repetir as chaves para contas diferentes.
Como fazer uma transação pelo Pix?
Para fazer uma transação pelo Pix, abra o aplicativo do seu banco e vá até a área Pix ou de transferências. Nesse campo, escolha entre usar uma chave Pix, QR Code ou código copia e cola. Selecione o valor da transferência, lembrando que, em casos de QR Code ou código copia e cola, o valor costuma vir automaticamente preenchido. Confira a data da transferência e, por fim, digite a senha para concluir a operação.
Importante lembrar que, com o Pix, é possível fazer transferências internacionais. Essa forma de pagamento é aceita em plataformas que enviam dinheiro para o exterior, como a Remessa Online, tornando mais práticas as transações para outro país.
Como cancelar um Pix?
Não é possível cancelar um Pix depois que a transação é concluída. Isso acontece porque as transferências são instantâneas, então não há tempo hábil para interrompê-las antes de chegarem à conta de destino. O que você pode fazer, no entanto, é cancelar o agendamento de um Pix, caso tenha agendado para outro dia.
Porém, uma função existente é a devolução do Pix no mesmo valor para a conta remetente, por parte de quem recebeu o valor. Para isso, é preciso entrar em contato com a pessoa titular da conta de destino da transferência e pedir para que faça esse tipo de transação de forma voluntária.
É possível recuperar o Pix após um golpe?
Sim, você pode solicitar o estorno do Pix em caso de suspeita de golpes, roubos ou fraudes em sua conta. O processo é feito pelo Mecanismo Especial de Devolução (MED), disponibilizado pelo Banco Central do Brasil. Após o pedido, é feita uma análise e, se confirmado que houve golpe ou fraude, a devolução do dinheiro é realizada em até 80 dias.
É preciso ter conta no banco para ter Pix?
Sim, é necessário ter conta no banco para ter Pix, pois a chave está, obrigatoriamente, vinculada a uma conta bancária. Além disso, é preciso ter o aplicativo do banco instalado para realizar a operação.
O que é Pix com cartão de crédito?
O Pix com cartão de crédito é uma modalidade em que o valor da transferência sai do limite do cartão de crédito, em vez do saldo da conta. Essa é uma função que diversos bancos oferecem aos clientes para facilitar as transações e oferecer mais oportunidades de pagamento, inclusive, com a possibilidade de parcelamento ou adiamento do pagamento desse valor na fatura para mais de 30 dias.
Geralmente, esse tipo de operação conta com um acréscimo de juros por transação. As taxas variam de acordo com cada banco e com o valor da transferência.
Como fazer um Pix com cartão de crédito?
Para fazer um Pix com cartão de crédito, acesse primeiramente o aplicativo do seu banco com seu login e senha. Em seguida, entre na “Área Pix” e clique em “Transferência”. Selecione o tipo de chave Pix, escaneie o QR Code ou cole o código correspondente. Insira o valor do Pix ou confirme o valor gerado automaticamente pelo QR Code, ou código copia e cola. Verifique os dados da conta que receberá a transferência para garantir que estão corretos. Depois, escolha a opção de pagamento com cartão de crédito. Se desejar parcelar o valor, indique a quantidade de parcelas. Por fim, finalize a transação digitando sua senha.
Tenha em mente que a função é mais recomendada para quando não há saldo disponível na conta para a transação ou quando o parcelamento é vantajoso. Caso contrário, o adicional dos juros pode tornar a operação muito mais cara do que o valor transferido.
Quais bancos dá para fazer um Pix com cartão de crédito?
- Nubank;
- Digio;
- Banco BV;
- Inter;
- PicPay;
- RecargaPay;
- Ame Digital;
- 99Pay.
Não são todas as contas que têm acesso a esse tipo de serviço. Os bancos continuam liberando, gradualmente, a funcionalidade de Pix com cartão de crédito para os clientes que atendem aos seus requisitos.
Ainda, cada banco cobra uma taxa de serviço ou juros, indicada na hora de fazer a transação. Algumas instituições contam com isenção de taxa de juros, mas incluem a taxa do IOF.
Simplifique a sua vida com transferências rápidas
A transferência instantânea veio para ficar e conquistou o público mais variado, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Atualmente, é utilizado para realizar transações de baixo valor até as mais altas quantias.
Ela trouxe praticidade, simplicidade, economia e agilidade para lidar com as finanças no dia a dia. Com transferências rápidas, para as mais variadas contas, e sem limite de valor, é possível otimizar a gestão financeira e aproveitar melhor as funcionalidades dos bancos.
Quer continuar por dentro das novidades? Acompanhe a Remessa Online nas redes sociais. Estamos no Instagram, LinkedIn, X, Facebook e YouTube!
Resumindo
1. abra o aplicativo do banco no celular;
2. faça o login;
3. vá até a Área Pix;
4. clique em “Minhas Chaves”;
5. vá em “Cadastrar Chave”;
6. escolha o tipo de chave.
Os tipos de chave Pix são o número de celular, e-mail pessoal, CPF ou CNPJ do titular da conta ou chave aleatória, no qual é gerado um código com números e letras. É com essa chave que uma pessoa pode fazer a transferência. Por isso, é necessário decorá-la e/ou anotá-la.
1. abra o aplicativo do banco e vá até a área Pix ou de transferências;
2. escolha entre chave, QR Code ou código copia de cola;
3. selecione ou confirme o valor de transferência;
4. confira a data da transferência;
5. digite a senha para concluir a operação.
O Pix com cartão de crédito é uma modalidade na qual o valor da transferência sai do limite do cartão de crédito, em vez do saldo da conta. Essa é uma funcionalidade que diversos bancos oferecem aos clientes para facilitar as transações, oferecer a possibilidade de parcelamento e adiar o pagamento da transferência para o dia de vencimento da fatura.