A Ploomes é a maior empresa de CRM da América Latina e oferece uma plataforma robusta com soluções personalizadas para otimização de processos, integrando desde o funil de vendas até áreas como gestão de estoque e controle financeiro. Dessa forma, ela simplifica operações internas, promovendo fidelização do cliente à marca.
Confira o texto abaixo e entenda o que é a Ploomes, os serviços oferecidos e quanto a plataforma custa. Vamos lá?
O que é o Ploomes?
A Ploomes é uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management) para otimizar os processos empresariais, incorporando desde o funil de vendas até áreas como gestão de estoque e controle financeiro.
Lançada em 2015, oferece diversas funcionalidades para simplificar o trabalho das equipes internas e promover a fidelidade do cliente à marca, como a centralização de informações de clientes e criação de propostas automatizadas.
Sua proposta inovadora e a integração com diversas ferramentas populares fazem da Ploomes uma boa solução para empresas que buscam eficiência em seus processos operacionais e de relacionamento com clientes.
Quem comprou a Ploomes?
A Sankhya, fornecedora de softwares de gestão empresarial (ERP), comprou a Ploomes em 2022.
Assim, a Ploomes se tornou uma ferramenta comercial da Sankhya. O acordo foi feito entre as duas empresas visa juntar seus softwares, melhorando o que cada uma oferece, mas o valor não foi divulgado.
Quais os serviços da Ploomes?
A Ploomes oferece diversos serviços como parte de sua plataforma de CRM, como CRM e funil de vendas, automação de documentos e gerador de propostas comerciais. Entenda detalhadamente cada um.
CRM de vendas
O CRM de vendas da Ploomes permite que empresas otimizem seus processos e promovam relacionamentos mais próximos, controlados e proativos com seus clientes.
Com uma visão 360 dos clientes, a plataforma proporciona centralização de dados, automação de lembretes e segmentações avançadas. Ainda, é possível gerenciar clientes ativos para fidelização, e há ferramentas para pós-vendas. As principais ferramentas são:
- Centralização de dados;
- Acesso a históricos;
- Segmentação de listas;
- Automação de ações de relacionamento.
Funil de vendas
O funil de vendas é uma ferramenta para gerenciar oportunidades desde a geração de leads até a assinatura de contratos. Com a capacidade de criar e personalizar múltiplos funis, a plataforma oferece processos automatizados, métricas de vendas e visibilidade do status de cada oportunidade. As principais funcionalidades são:
- Múltiplos funis personalizados;
- Automação de tarefas;
- Checklists obrigatórios;
- Níveis de permissão.
Automação de documentos
A automação de documentos ajuda a agilizar e padronizar a geração de documentos, contratos e termos. Assim, a plataforma permite economia de tempo no processo de criação, envio e assinatura de documentos.
Algumas das principais funções são:
- Eliminação de erros em contratos e documentos;
- Notificação ao vendedor quando o cliente acessa o documento enviado;
- Redução do tempo gasto na geração de contratos e documentos;
- Níveis de acesso de visão e edição.
Workflow e BPM
O Sistema de Workflow e BPM (Business Process Management) da Ploomes oferece recursos para aumentar a eficiência operacional, eliminando falhas e otimizando fluxos de trabalho.
A plataforma permite a criação e personalização de múltiplos workflows, incorporando todos os stakeholders nas tarefas. Com uma personalização completa, os usuários podem definir etapas, regras, formulários, check lists, prazos e automação, atendendo a uma gestão completa de processos, desde os mais simples até os mais complexos. Algumas funções são:
- Centralização de informações de clientes;
- Automação de ações de relacionamento;
- Personalização de formulários, campos, abas e filtros;
- Criação de campos inteligentes;
- Criação e organização em calendário (Google Calendar e Outlook 365).
Gerador de propostas comerciais
O gerador de propostas comerciais visa simplificar e aprimorar o processo de criação de propostas, proporcionando eficiência e precisão. Automatizando propostas complexas, a plataforma ajuda aumentar a conversão, permitindo a geração rápida e esteticamente atrativa de propostas.
Para isso, possui recursos como:
- Criação de campos inteligentes;
- Cálculo de preço por fórmulas avançadas e consultas externas ao ERP;
- Definição de regras (como limites de desconto) e fluxos de aprovações;
- Envio da proposta, de dentro do Ploomes, via e-mail, PDF, Whatsapp ou link.
Visibilidade gerencial
A visibilidade gerencial é um serviço que ajuda na tomada de decisões com base em dados. Assim, a plataforma permite definir estratégias com base em informações precisas. Algumas funcionalidades são:
- Dashboards personalizados;
- Metas de produção;
- Painéis de KPIs;
- Metas específicas por área.
Partner relationship management
O PRM otimiza a gestão de relacionamento com parceiros, permitindo a criação, gerenciamento e capacitação de parceiros, garantindo autonomia com um portal para registro de leads, propostas, acompanhamento de comissões e acesso a materiais.
Dessa forma, ajuda a eliminar falhas nos processos de parcerias e oferece mais autonomia para parceiros. Entre os principais recursos, podemos destacar:
- Processos para Gestão de Leads e Parceiros;
- Níveis de acesso;
- Automação de propostas e documentos;
- Relatórios gerenciais.
Como usar a Ploomes
O passo a passo para usar a Ploomes é o seguinte:
- Acesse o site da Ploomes e clique em “Teste Grátis”;
- Preencha os dados necessários para criar sua conta e aproveite a versão gratuita por 14 dias;
- Após criar sua conta, vá para a área de trabalho da plataforma e na aba “Clientes”, clique em “Novo Cliente”;
- Escolha entre pessoa física ou empresa e insira as informações necessárias;
- Com as informações dos clientes, vá para a aba “Negócios” ou “Documentos”;
- Selecione “Novo Negócio” para criar novos negócios ou “Nova Proposta” para criar propostas.;
- Personalize as informações conforme necessário;
- Analise os relatórios para acompanhar as vendas da sua empresa.
Vantagens da Ploomes
As principais vantagens da Ploomes são:
- Oferece soluções sob medida para diferentes necessidades empresariais;
- O plano básico contempla as funcionalidades essenciais de um CRM;
- É possível adicionar módulos extras conforme a necessidade da empresa;
- Conecta-se a mais de 100 ferramentas, incluindo WhatsApp, RD, Zapier, entre outras;
- Permite análise intuitiva e fácil visualização dos relatórios de vendas;
- Facilita a gestão da base de clientes, contribuindo para um relacionamento mais eficaz;
- Oferece serviços adicionais, como implementação, whitelabel, acesso à API, suporte especial, gerente de contas e integrações.
Desvantagens da Ploomes
Entretanto, há algumas desvantagens que devem ser destacadas, como:
- Algumas funcionalidades extras têm custos por usuário;
- A variedade de módulos e serviços pode dificultar entender os custos;
- Alguns serviços, como CPQ e serviços profissionais, exigem consulta para conseguir mais informações;
- O plano básico tem um limite de 3 usuários, podendo ser restritivo para empresas maiores.
Planos e Preços da Ploomes
O plano básico da Ploomes custa R$ 225,00 por mês, com ele é possível dar acesso até 3 usuários e algumas funcionalidades incluídas são:
- Múltiplos funis personalizados;
- Organização de históricos e tarefas;
- Gestão da base de clientes;
- Painéis e relatórios de análise.
No entanto, é possível adicionar módulos extras, a fim de aprimorar a experiência na plataforma. As opções são:
Ferramenta | Preço mensal por usuário contratado |
Workflow (Automação de funis e processos) | R$ 35,00 |
Formulários externos | R$ 20,00 |
Propostas e documentos | R$ 35,00 |
Configure Price Quote (CPQ) | Sob Consulta |
Analytics | R$ 25,00 |
Produtos do cliente (Base instalada) | R$ 20,00 |
Biblioteca de arquivos | R$ 15,00 |
A Ploomes também oferece alguns serviços adicionais a fim de melhorar a experiência do usuário, como:
- Implementação;
- Whitelabel (personalização do layout);
- Acesso à API;
- Suporte especial;
- Gerente de contas;
- Integrações.
Nesse caso, os detalhes e custos desses serviços são fornecidos sob consulta.
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Perguntas frequentes
A Ploomes é uma plataforma de CRM que otimiza processos empresariais, abrangendo desde o funil de vendas até áreas como gestão de estoque e controle financeiro.
A Ploomes oferece serviços como CRM de vendas, funil de vendas, automação de documentos, workflow e BPM, gerador de propostas comerciais, visibilidade gerencial, e partner relationship management.
O plano básico custa R$ 225,00/mês para até 3 usuários. Mas, para uma experiência completa, é necessário contratar módulos extras, com preços a partir de R$ 15 por usuário.