11 pontos turísticos de Curitiba para conhecer

Pontos turísticos de Curitiba para visitar

Os pontos turísticos de Curitiba são diversificados, visto que a capital do Paraná é referência em urbanismo e preservação ambiental, com várias opções de lazer. Esses fatores a tornam ideal tanto para quem busca turismo cultural quanto para quem deseja aproveitar suas áreas verdes.

Entre os pontos turísticos mais visitados estão o Jardim Botânico, símbolo da cidade; o Parque Barigui, conhecido pelas capivaras e trilhas; e a Torre Panorâmica. Além dessas opções, há também a oportunidade de explorar os parques e museus locais, bem como participar de passeios históricos.

Se você está planejando uma visita, continue lendo para conhecer 11 pontos turísticos de Curitiba.

Qual é o ponto turístico mais visitado de Curitiba?

O ponto turístico mais visitado de Curitiba é o Jardim Botânico. Conhecido por sua estufa de vidro inspirada nos palácios de cristal europeus, o local é um dos cartões-postais da cidade e uma parada obrigatória para quem visita a capital paranaense.

O que conhecer em Curitiba em 1 dia?

Para quem tem apenas um dia em Curitiba, é possível começar o dia pelo Jardim Botânico para conhecer a estufa de vidro e seus belos jardins. Em seguida, explore o centro histórico no Largo da Ordem, onde você pode visitar a Igreja da Ordem e, se o passeio for durante um domingo, confira a Feirinha do Largo. Termine o dia no Parque Tanguá, um dos mais bonitos da cidade, perfeito para apreciar o pôr do sol.

O que visitar em Curitiba em 2 dias?

Em uma visita de dois dias a Curitiba, conheça primeiramente o Jardim Botânico, siga para o Museu Oscar Niemeyer e termine o dia com um pôr do sol no Parque Tanguá. Durante o passeio, aproveite para explorar o Largo da Ordem, onde está o centro histórico da cidade. No segundo dia, visite a Ópera de Arame, explore o Parque Barigui para encontrar as capivaras e, para uma experiência cultural, vá ao Mercado Municipal de Curitiba.

5 lugares para ir em Curitiba a noite

  1. Lotus Sunset;
  2. Crossroads;
  3. Barbarium Beer Pub;
  4. Tork’n Roll;
  5. Paradis Club.

11 Pontos Turísticos de Curitiba para conhecer

1. Jardim Botânico de Curitiba, ponto turístico mais famoso da cidade

O Jardim Botânico de Curitiba, ou Jardim Botânico Francisca Rischbieter, é um dos principais pontos turísticos de Curitiba. Localizado no bairro Jardim Botânico e inaugurado em 1991, homenageia a urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter. 

O jardim possui uma área total de 278 mil metros quadrados, além de um bosque com mata atlântica preservada, como Caraguatá, Caetê e Palmito, e uma estufa de ferro e vidro inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Além da estufa, o local conta com o Espaço Cultural Frans Krajcberg, que exibe a exposição permanente “A Revolta”, composta por obras do artista polonês naturalizado brasileiro Frans Krajcberg. 

2. Museu Oscar Niemeyer, acervo de artes visuais, arquiteturas e design 

O Museu Oscar Niemeyer (MON), conhecido como Museu do Olho, é uma dos principais pontos turísticos de Curitiba. Localizado no Centro Cívico da cidade e projetado por Niemeyer, abriga um grande acervo de artes visuais, arquitetura e design. Inaugurado em 2002, o MON possui uma área expositiva de 17 mil metros quadrados e é considerado um dos maiores museus de arte da América Latina.

O espaço conta com exposições permanentes e temporárias que atraem milhares de visitantes anualmente. Entre as coleções mais notáveis estão as obras do artista Poty Lazzarotto e peças de arte asiática e africana, além de diversas mostras de artistas contemporâneos e históricos. O museu também possui uma programação educativa, com oficinas e visitas guiadas.

3. Parque Barigui para aproveitar o espaço ao ar livre com caminhadas, piqueniques e passeios de bicicleta

O Parque Barigui é uma dos principais pontos turísticos em Curitiba para quem deseja aproveitar um ambiente ao ar livre. Este extenso parque urbano abriga uma grande área verde, ideal para caminhadas, passeios de bicicleta e piqueniques.

Durante sua visita, é possível avistar as capivaras que habitam a região, além de desfrutar de áreas de ginástica ao ar livre, trilhas e quiosques. O Parque Barigui também conta com o Museu do Automóvel e restaurantes.

4. Ópera de Arame, com apresentações culturais de músicas e peças teatrais

Ao visitar Curitiba, uma parada obrigatória é a Ópera de Arame, um dos símbolos arquitetônicos mais marcantes da cidade. Localizado em meio à natureza, o teatro de estrutura tubular e transparente faz apresentações culturais, desde musicais até peças teatrais. O cenário é ideal para quem deseja apreciar a arquitetura local e curtir um ambiente tranquilo, rodeado por lagos e vegetação.

Além de conferir as atrações da Ópera de Arame, os visitantes podem aproveitar o Vale da Música, uma programação musical realizada em um palco flutuante no lago do teatro. O evento oferece apresentações de diferentes gêneros musicais e é uma ótima oportunidade para curtir boa música

5. Bosque do Alemão, tributo à cultura dos alemães que possui trilhas e atrações personalizadas 

Ao visitar pontos turísticos de Curitiba, um dos passeios que você não pode deixar de fazer é o tour pelo Bosque Alemão, localizado no bairro Vista Alegre. Esse espaço verde de 38.000 m² é um tributo à cultura dos imigrantes alemães, com trilhas e atrações, como a trilha João e Maria, onde os pequenos podem vivenciar o clássico conto dos irmãos Grimm.

Logo ao chegar, você será recebido pelo Oratório de Bach, uma réplica de uma igreja presbiteriana, que dá início à sua caminhada pelo bosque. Durante o trajeto, é possível explorar o mirante da Torre dos Filósofos, que oferece uma vista deslumbrante da cidade e da Serra do Mar. Ao final da trilha, a Casa Encantada recebe as crianças com a Hora do Conto.

6. Parque Tanguá, que possui trilhas, lagos e cascatas

Um dos pontos turísticos de Curitiba recomendados para visitar é o Parque Tanguá, localizado nos bairros Pilarzinho e Taboão. O parque ocupa uma área de 235 mil m² e foi construído sobre duas antigas pedreiras desativadas. 

Com vasta área verde e a preservação da bacia norte do Rio Barigui, o local permite contato com a natureza com lagos, trilhas e uma cascata, ideal para caminhadas e piqueniques em família.

Além disso, o parque abriga o Jardim Poty Lazzarotto, uma homenagem ao renomado artista local, e conta com ciclovias, pista de corrida e lanchonete. O Parque Tanguá é gratuito e faz parte da rota turística de Curitiba, sendo uma ótima opção para quem busca tranquilidade e belas paisagens..

7. A Torre Panorâmica, com 109,5 metros de altura, oferece um mirante de onde é possível observar a cidade do alto

A Torre Panorâmica de Curitiba, também conhecida como Torre da Telepar, é uma atração imperdível para quem deseja contemplar a cidade de uma maneira diferente. Localizada no bairro Mercês, a torre, com seus 109,5 metros de altura, oferece um mirante envidraçado que proporciona uma visão completa de 360º da capital paranaense. Em dias claros, é possível avistar diversos pontos turísticos, parques e até as montanhas da Serra do Mar.

A visita dura cerca de 10 minutos, com atendimento por ordem de chegada, e permite uma experiência rápida e objetiva para quem deseja apreciar a paisagem urbana de Curitiba. Além do mirante, os visitantes podem explorar o Museu do Telefone, localizado na base da torre, e admirar o painel interno de Poty Lazzarotto.

8. Mercado Municipal de Curitiba para comprar alimentos frescos, como frutas, queijos e temperos

O Mercado Municipal de Curitiba é uma opção entre os pontos turísticos de Curitiba para quem deseja explorar a diversidade gastronômica e cultural da cidade. Inaugurado em 1958, o local é um ponto de encontro para moradores e visitantes que buscam produtos frescos e de qualidade. 

Suas barracas contam com uma grande variedade de itens, como frutas, queijos, embutidos, carnes exóticas, temperos, e muito mais. Além disso, o mercado também conta com lojas de produtos domésticos e artesanatos.

O espaço não é apenas para compras. Para quem deseja degustar algumas delícias curitibanas, o mercado oferece uma área gastronômica com restaurantes e quiosques. Entre os pratos típicos que você pode experimentar estão o tradicional barreado, o famoso pão com bolinho e a carne de onça. Ao finalizar o passeio, uma boa dica é aproveitar o charme do Café do Mercado, conhecido por seu ambiente retrô e ótimo café.

9. Centro Histórico de Curitiba, com suas feiras tradicionais, barracas de artesanato e gastronomia

O Centro Histórico de Curitiba é uma das opções de pontos turísticos de Curitiba que oferecem a oportunidade de conhecer de perto as raízes da cidade. Ao caminhar pelas ruas de pedra do Largo da Ordem, você estará visitando o local onde Curitiba começou, ainda no final do século XVII. A área preserva importantes edifícios históricos, como a Igreja da Ordem, de 1737, e o Palácio Giuseppe Garibaldi.

Aos domingos, o Largo da Ordem se transforma com a tradicional feira, onde barracas de artesanato e gastronomia local atraem moradores e turistas. Além da feira, a região é repleta de bares e restaurantes, tornando o Centro Histórico um ponto de encontro vibrante e cultural, tanto durante o dia quanto à noite.

10. Parque Municipal Tingui, local de homenagem à imigração ucraniana no Brasil

O Memorial Ucraniano, localizado dentro do Parque Tingui, é um tributo à imigração ucraniana no Brasil. O espaço conta com réplicas de construções tradicionais, como a igreja de São Miguel da Serra do Tigre, feita de madeira no estilo bizantino, além de uma casa típica de imigrantes. A área oferece uma visão rica da cultura ucraniana, com exposições permanentes de artesanatos, como as pêssankas, que são ovos coloridos pintados à mão, e outros objetos tradicionais.

Rodeado por um bosque tranquilo, o memorial é um lugar ideal para passeios e piqueniques. Durante o ano, o local recebe festas típicas, como a celebração da Páscoa e a Festa Nacional da Ucrânia, além de eventos que valorizam o folclore e a cultura ucraniana.

11. Bosque Papa João Paulo II, inaugurado após a visita do Papa João Paulo II

O Bosque Papa João Paulo II, localizado em Curitiba, foi inaugurado em 1980, após a visita do Papa João Paulo II à cidade, como uma homenagem ao pontífice e ao povo polonês que chegou à região no século XIX.

Dentro do bosque, há sete casas de madeira que retratam a arquitetura tradicional polonesa. A principal delas abriga uma imagem da Nossa Senhora de Czestochowa, a padroeira da Polônia, e foi visitada pelo Papa durante sua passagem pela cidade. Além disso, o espaço conta com maquinários antigos e objetos usados pelos primeiros imigrantes.

O parque tem trilhas para caminhada em meio a uma área de 46.000 m² de verde, além de uma loja de artesanato e uma casa de chá onde é possível experimentar a culinária polonesa.

Achou este artigo interessante e não quer perder novidades como essa? Acompanhe a Remessa Online no LinkedIn, X, Facebook e YouTube para conferir mais conteúdos sobre o assunto!

Resumindo

Qual é o ponto turístico mais visitado de Curitiba?

O ponto turístico mais visitado de Curitiba é o Jardim Botânico.

O que não deixar de visitar em Curitiba?

– Jardim Botânico de Curitiba, ponto turístico mais famoso da cidade.
– Museu Oscar Niemeyer, acervo de artes visuais, arquiteturas e design.
– Parque Barigui para aproveitar o espaço ao ar livre com caminhadas, piqueniques e passeios de bicicleta.
– Ópera de Arame, com apresentações culturais de músicas e peças teatrais.
– Bosque do Alemão, tributo à cultura dos alemães que possui trilhas e atrações personalizadas. 
– Parque Tanguá, que possui trilhas, lagos e cascatas.
– Torre Panorâmica que possui 109,5 metros de altura e conta com um mirante para ver a cidade do alto.
– Mercado Municipal de Curitiba para comprar alimentos frescos, como frutas, queijos e temperos.
– Centro Histórico de Curitiba, com suas feiras tradicionais, barracas de artesanato e gastronomia.
– Parque Municipal Tingui, local de homenagem à imigração ucraniana no Brasil.
– Bosque Papa João Paulo II, inaugurado após a visita do Papa João Paulo II.

O que conhecer em Curitiba em 1 dia?

Para quem tem apenas um dia em Curitiba, é possível começar o dia pelo Jardim Botânico para conhecer a estufa de vidro e seus belos jardins. Em seguida, explore o centro histórico no Largo da Ordem, onde você pode visitar a Igreja da Ordem e, se o passeio for durante um domingo, confira a Feirinha do Largo. Termine o dia no Parque Tanguá, um dos mais bonitos da cidade, perfeito para apreciar o pôr do sol.

Crédito de Imagem: Envato Elements

Related posts

Receita Federal amplia controle sobre PIX e transações com cartões de crédito

HMPV: o que é, sintomas e prevenção da doença que está aumentando na China

ADP deve reforçar resiliência do mercado de trabalho americano