Conheça os 17 pontos turísticos mais visitados do mundo

Quem nunca quis conferir de perto os pontos turísticos mais visitados do mundo, como a ilustre Torre Eiffel? Isso porque quando as pessoas decidem viajar, um dos principais objetivos do passeio é visitar as atrações mais famosas. Além, é claro, de conhecer a cultura e a gastronomia.

Prova disso são os dados coletados na pesquisa do TripAdvisor. Eles mostram que o Coliseu de Roma atrai cerca de 7 milhões de pessoas a cada ano. Por isso, o local se tornou o mais visitado por turistas na Terra.

Além do Coliseu, existem diversos lugares que não podem ficar de fora da lista de quem vai viajar. Dois museus são bons exemplos, como o do Louvre, em Paris, e o do Vaticano, em Roma, que inclui a Capela Sistina.

Então, se você está com o visto em dia e passaporte válido, continue a leitura deste artigo. Aqui, vamos mostrar os 17 pontos turísticos mais visitados do mundo para incluir no seu roteiro de viagem. Vamos lá?

1. Chichén Itzá

Para quem ama viajar e, de quebra, conhecer a história do destino, o Chichén Itzá deve estar no topo da lista. Trata-se de um complexo de ruínas maias na Península de Iucatã, no México. Além de ser considerado como uma das novas maravilhas do mundo, o monumento foi a capital do povo Maia. Por isso, ele é tão importante para a história do país.

Logo, se não quiser perder nenhuma informação, o indicado é fazer o passeio com um guia turístico. Assim, você entenderá todos os pontos importantes das ruínas, como funcionava a cidade, além de curiosidades e detalhes especiais.

2. Coliseu

Considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Coliseu recebe milhões de visitantes por ano. Dessa forma, ele se torna um dos pontos turísticos preferidos pelos visitantes de Roma.

A maravilha foi inaugurada no século I para sediar jogos e duelos sangrentos entre gladiadores. Também é considerado o maior anfiteatro do mundo e um dos monumentos históricos mais relevantes de toda a história.

Sua exclusividade é tamanha, que poucos artistas se apresentaram no Coliseu. São eles: Paul McCartney, Andrea Bocelli, Ray Charles e Elton John. Ou seja, se você for a Roma, não pode ficar sem visitar esse local tão incrível.

3. Grande Muralha da China

Para os fãs de história, a Grande Muralha também é um ponto turístico com muita bagagem cultural. Localizada em Pequim, na China, ela é considerada uma das sete maravilhas do mundo. A muralha começou a ser construída em 220 a.C. e soma 8.850 km de extensão.

Há quem diga que esse é o único monumento criado pelo homem que pode ser visto do espaço. Será verdade? Não sabemos, mas o fato é que sua extensão é enorme. Logo, a muralha é considerada a mais longa estrutura já construída pelo homem.

4. Angkor Wat

Construído no século XII, o templo Angkor Wat é considerado a maior estrutura religiosa já construída. Localizado em Camboja, foi classificado como patrimônio da UNESCO desde 1992 devido à sua importância histórica.

Uma curiosidade sobre o local é que, em razão do estilo único de Angkor, o complexo serviu como cenário para o jogo de videogame e filme Tomb Raider. Você não deixará esse local de fora da sua lista de pontos turísticos para visitar, não é?

5. Plaza de España

Se você ama Star Wars, sem dúvidas já ouviu falar desse lugar. Isso porque a Plaza de España foi o planeta Naboo, casa da Rainha Padmé Amidala em um dos filmes. Além de ser cenário das telas, a Plaza é um lugar que qualquer turista ama fazer diversos cliques.

Ela é circundada por um belo edifício de 19 mil m² de tijolos aparentes. Se não bastasse o palácio, o ponto conta também com um rio artificial de 500 metros de comprimento, cortado por 4 pontes. Com inspiração na arquitetura regional, a praça foi construída em 1928 para a Exposição Ibero-Americana de 1929.

6. Mesquita Sheikh Zayed

Mesmo não sendo a maior mesquita do mundo (como muitos acham), sem dúvidas é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo. São 22.412 m², com salões que abrigam o maior carpete do mundo (35 toneladas) e o terceiro maior lustre (10 toneladas). Esse último é composto por milhares de cristais Swarovski da Áustria e vitrais da Itália.

Outro ponto positivo da visita é que ela tem entrada gratuita. Entretanto, é preciso ter atenção às vestes, que são bem restritas. As mulheres, por exemplo, devem cobrir as pernas, braços e cabeça e não podem usar nada transparente. Já os homens devem usar calças compridas.

Mas não se preocupe. Se a pessoa não estiver preparada, a mesquita fornece abayas tradicionais antes de entrar.

7. Basílica de São Pedro

Não precisa ser católico para conhecer a maior e mais importante construção religiosa do mundo: a Basílica de São Pedro. O local cristão é muito visitado, e a razão é fácil de entender. Diversos monumentos estão presentes no local, como:

  • a cúpula projetada por Michelangelo;
  • o baldaquino de bronze, localizado no altar.

Além disso, as dimensões da basílica chamam a atenção. São 23 000 m² ou 2,3 hectares de área, que podem albergar mais de 60 mil devotos.

8. Mesquita de Córdoba

A Mesquita de Córdoba é uma construção histórica que dá ênfase aos traços de sua herança. Desse modo, é considerada um patrimônio arquitetônico e cultural. Isso pelo acúmulo de elementos da arquitetura religiosa islâmica do oriente, em conjunto com as culturas cristãs do ocidente.

Gigante em tamanho, a Mesquita soma 23.400 m² de superfície, 1.300 colunas de várias épocas e 365 arcos de ferradura. Além disso, é a única mesquita do mundo que abriga uma catedral no seu interior. Incrível, não é mesmo?

9. Duomo di Milano

Um dos cartões postais de Milão, o Duomo di Milano é uma das maiores e mais belas catedrais espalhadas pelo mundo. Só perde o posto para a Basílica de São Pedro e a Catedral de Sevilha — já que conta com quase 12.000 m² de área construída.

Há diversas atrações para tirar fotos no Duomo. Porém, uma das que mais chamam a atenção é a estátua renascentista de São Bartolomeu no seu martírio (quando teve a pele arrancada). Obra feita pelo escultor Marco Agrate no século XV.

10. Torre Eiffel

Sem dúvidas, um dos pontos turísticos mais visitados do mundo é a Torre Eiffel, na França. O Escritório de Turismo e Congressos de Paris estimou que, entre junho e agosto de 2021, a região recebeu cerca de 4,7 milhões de turistas.

A Torre Eiffel está localizada no Champ de Mars e foi inaugurada em 31 de março de 1889. Ela tem uma estrutura de 324 metros de altura e, aproximadamente, 7.300 toneladas de ferro. Além disso, foi também uma celebração dos 100 anos da Revolução Francesa.

Uma curiosidade que muitas pessoas não sabem é que o acesso ao topo da torre é possível, tanto pelo elevador quanto pelas escadas. Entretanto, são 1.665 degraus — ou seja, o seu fôlego deve estar em dia.

11. Ponte Golden Gate

Considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, a Golden Gate é uma ponte laranja que liga a cidade de São Francisco a Marin County. Seu comprimento é de 2,7 quilômetros e, caso queira atravessá-la a pé, levaria cerca de 40 minutos. Isso se você não parar para tirar fotos.

Uma curiosidade sobre um dos pontos turísticos mais visitados do mundo é que a tinta usada para pintá-lo não foi escolhida de forma aleatória. A decisão tomada foi no intuito de proteger a ponte da umidade do nevoeiro e do enferrujamento causado pela água salgada do oceano.

12. Parlamento de Budapeste

Se a Hungria está no seu roteiro turístico, não esqueça de incluir o Parlamento de Budapeste nos passeios. Trata-se de um edifício construído entre 1884 e 1902, que demonstra uma elegância ímpar em estilo arquitetônico. Além disso, certamente, enfeita ainda mais a margem do Rio Danúbio.

Se o Parlamento durante o dia já é lindo, à noite fica ainda mais belo. A sua iluminação transforma o local em um verdadeiro cartão postal. Por sua beleza, o ponto turístico recebe cerca de 500 mil visitantes todos os anos. Essas visitas são feitas em grupos guiados e organizados pelo próprio parlamento.

13. Praça da Cidade Velha

Ponto turístico de Praga, a Praça da Cidade Velha é um local histórico que fica bem no centro da capital da República Tcheca. 

Nesse local, existem diversas atrações que você não pode ficar sem visitar, como:

  • antiga Câmara Municipal;
  • Igreja de Nossa Senhora de Týn;
  • Igreja de S. Nicolau;
  • Palácio Kinský;
  • casa do Sino de Pedra;
  • monumento a Jan Hus.

Outro fato é que se você conhece o escritor Franz Kafka, deve saber que ele viveu na Cidade Velha por toda a sua curta vida. Enquanto era escrivão de uma seguradora, frequentou a roda literária da Casa do Unicórnio Dourado. Esse é mais um dos motivos para você não deixar de conferir o local.

14. Catedral de Notre Dame

Voltando para Paris, não podemos deixar de citar a Catedral de Notre Dame. Cenário do romance “O Corcunda de Notre-Dame” (obra de Victor Hugo e filme da Disney), suas torres oferecem uma vista incrível de Paris.

O local é uma das catedrais com estilos góticos mais antigos do mundo e dedicado à Virgem Maria. Além disso, ele foi palco de diversos acontecimentos históricos, como a beatificação de Joana d’Arc. Também foi na Catedral de Notre Dame que Napoleão Bonaparte foi coroado imperador da França, em 1804.

15. Cristo Redentor no Corcovado

Dentre os pontos turísticos mais visitados do mundo, não poderíamos deixar de citar o Cristo Redentor. É uma estátua que retrata Jesus Cristo, com 30 metros de altura, 8 metros de pedestal e 28 metros de uma mão à outra. Tudo isso pesando 1.145 toneladas.

O monumento está localizado no topo do Morro do Corcovado, 710 metros acima do nível do mar. Sua altitude proporciona uma vista privilegiada do Rio de Janeiro.

Outro ponto interessante é que na altura do peito do Cristo há um coração com cerca de 1,3 m. Ele também é revestido com azulejos de pedra-sabão, mas só é visível na edificação.

16. Ilha de Alcatraz

A Ilha de Alcatraz está localizada no meio da Baía de São Francisco. Apesar de ter se tornado um ponto turístico desde 1792, ela foi utilizada inicialmente como base militar. Entre 1909 e 1911, os prisioneiros militares foram os responsáveis por erguer a edificação que até hoje pode ser vista na ilha.

De lá para cá, o local recebe turistas do mundo inteiro, interessados em conhecer as instalações que receberam Al Capone e outros presos famosos. Para ir à ilha, a pessoa deve reservar com antecedência a balsa, pois depende do clima.

17. Times Square

Falando em pontos turísticos mais visitados do mundo, tenho certeza que pensou na famosa Times Square. Área formada no cruzamento de duas grandes vias da cidade — Broadway e Sétima Avenida —, está localizada no centro de Manhattan.

Quer saber algumas curiosidades da parte mais icônica de New York e cenário de grandes filmes? Confira:

  • o local é tão brilhante, que se tornou um dos poucos na Terra em que os astronautas podem identificar no espaço;
  • a energia elétrica consumida pelos placares daria para iluminar uma cidade de um milhão de habitantes;
  • o ano novo foi uma tradição iniciada pelo jornal The New York Times, em 1904. Na época, o veículo realizou uma queima de fogos para comemorar a inauguração oficial de sua nova sede;
  • é o lugar mais instagramado no mundo.

Não dá para negar: a Times Square é um dos pontos turísticos inevitáveis na cidade, cheio de história, glamour e cliques para fazer.

Agora que você já conhece os pontos turísticos mais visitados do mundo, escolha o que faz mais sentido com o seu estilo. Aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer esses locais incríveis!

Resumindo

Quais são os principais pontos turísticos do mundo?

– Coliseu de Roma, Itália;
– Torre Eiffel, Paris, França;
– Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil;
– Catedral de Notre Dame, Paris, França.

Quais os principais pontos turísticos do mundo que ficam no Brasil?

O Cristo Redentor. É uma estátua que retrata Jesus Cristo, localizado no topo do Morro do Corcovado. O Cristo está a 710 metros acima do nível do mar e sua altitude proporciona uma vista privilegiada do Rio de Janeiro.

Related posts

Receita Federal amplia controle sobre PIX e transações com cartões de crédito

HMPV: o que é, sintomas e prevenção da doença que está aumentando na China

ADP deve reforçar resiliência do mercado de trabalho americano