De tempos em tempos, a Microsoft lança soluções tecnológicas para facilitar e agilizar as rotinas empresariais, sendo uma das principais o Power BI.
Lançado em 2015, esse serviço fornece recursos de business intelligence para a coleta e visualização prática de dados que podem ser muito úteis nas tomadas de decisões em uma organização.
Como sabemos que a quantidade de dados produzidos por e para uma empresa tem crescido consideravelmente, torna-se necessário conhecer soluções que possam atuar nesse cenário de forma a deixar os processos mais fáceis.
Sendo assim, saber como o Power BI funciona é imprescindível para os profissionais que trabalham com dados, como engenheiros, analistas e cientistas de dados. Afinal, apenas tendo conhecimento de diversas ferramentas será possível escolher aquela que mais se adequa à sua demanda.
Portanto, continue a leitura para descobrir tudo sobre essa solução da Microsoft.
O que é Power BI?
Como introduzimos, o Power BI é uma solução criada pela Microsoft e que tem como finalidade permitir que o usuário se conecte a diversas fontes de dados (planilha do Excel, data lake, data warehouse, entre outras) para que esses dados possam ser coletados, interpretados e visualizados.
Isso quer dizer que essa ferramenta consiste em uma coleção de serviços, aplicativos e conectores que, a partir da inclusão de métricas, permite transformar dados diversos em informações que sejam interativas e que tenham alguma função na orientação e nas tomadas de decisões dentro de uma empresa.
Além disso, vale dizer que essa solução da Microsoft permite que o compartilhamento das informações extraídas entre os integrantes de uma empresa se dê de forma muito mais fácil e intuitiva, como veremos adiante.
Business Intelligence
Ainda sobre a definição do Power BI, podemos afirmar que essa é uma ferramenta Business Intelligence (BI). Não por acaso, o seu próprio nome já denota isso – “BI”.
Para quem não sabe, o Business Intelligence consiste em um processo articulado que une a coleta, mineração, organização, interpretação e visualização de dados com a análise empresarial.
Isso quer dizer que o BI é orientado para orientar os gestores em uma organização para a tomada de decisões mais assertivas a partir da intepretação das informações extraídas e mineradas de um grande volume de dados.
Nesse sentido, como pode-se perceber, o Power BI tem como princípio básico e norteador o Business Intelligence, uma vez que utiliza-se desse conceito para operar os dados e trazer resultados aos negócios.
Para que serve o Power BI?
A principal função do Power BI é orientar a tomada de decisões em um negócio. Para isso, ele utiliza a navegação intuitiva, a visão 360º, entre outros recursos que veremos adiante, para permitir que a coleta e a interpretação dos dados sejam mais rápidas e assertivas.
Isso quer dizer que essa solução serve para cruzar dados provenientes de diversas fontes – local e/ou nuvem – para, assim, contribuir para uma gestão eficaz e de qualidade nas organizações.
Além disso, como muitos de seus processos são automatizados, indiretamente o Power BI acaba contribuindo para a rotina dos profissionais que trabalham com os dados.
Isso porque, o tempo que seria dispendido na coleta e no cruzamento de dados, pode ser utilizado para a criação de estratégias melhores e mais elaboradas a partir das informações apresentadas pela ferramenta.
Entenda como a ferramenta funciona
De modo geral, o funcionamento dessa solução da Microsoft é bem simples.
Inicialmente, o Power BI conecta-se às mais variadas fontes (bancos de dados, data lakes, data warehouse, planilha do Excel, entre outros) para extrair os dados que, com base na demanda do usuário, possa permitir a extração de informações importantes.
A partir dessa coleta, então podem ser aplicados padrões de modelagem que permitam o cruzamento desses dados e, consequentemente, a criação de relatórios.
Na sequência, o relatório criado pode ser compartilhado na nuvem e em aplicativos móveis para que outros membros de uma empresa possam visualizá-lo e editar informações que acharem conveniente.
Vale dizer que o usuário que compartilha o relatório é quem define as pessoas que poderão visualizá-lo e/ou editá-lo.
Quer saber mais? Então continue a leitura para descobrir, no próximo tópico, quais são os elementos básicos nos quais ocorrem as ações mencionadas anteriormente.
Elementos do Power BI
A ferramenta Power BI apresenta três elementos básicos que, embora trabalhem de forma integrada, podem ser selecionados pelos usuários de acordo com a sua demanda: Power BI Desktop, Serviço de Power BI e aplicativos móveis do Power BI.
Power BI Desktop
O Power BI Desktop, como o próprio nome sugere, é um aplicativo de desktop do Windows. Para usá-lo, basta baixar o aplicativo e instalá-lo em um computador local.
Ele é completo e ideal para a obtenção de relatórios ricos e interativos, bem como para o desenvolvimento de insights mais práticos e aprofundados.
Nele, estão inclusos alguns recursos, como o Editor de Consultas, por meio do qual é possível se conectar a várias fontes de dados e combiná-las em um modelo de dados.
Nesse sentido, esse elemento é excelente para que o usuário encontre padrões automaticamente entre os dados, seja por meio de medidas rápidas, agrupamento, previsão ou clustering.
Serviço de Power BI
Já o serviço de Power BI, algumas vezes chamado de Power BI Online, é parte integrante do SaaS (Software as a Service ou Software como Serviço, em português). Isso quer dizer que esse é um serviço baseado na nuvem.
Assim, depois de os relatórios terem sido produzidos no Desktop, esses podem ser compartilhados no serviço de Power BI, onde podem ser realizadas edições e colaborações em equipe.
Mas, além disso, é possível se conectar a fontes de dados a partir dessa ferramenta, assim como ocorre no Desktop. Entretanto, na nuvem, a modelagem de dados é mais limitada.
Ainda falando sobre o Power BI Online, saiba que é possível criar painéis, compartilhar aplicativos, analisar e explorar dados e explorar detalhadamente os relatórios a partir dos blocos exibidos pelos dashboards.
Aplicativos móveis do Power BI
O Power BI também conta com a possibilidade de ser explorado por meio de aplicativos móveis. Assim, os relatórios e painéis criados no Desktop e exibidos na nuvem são disponibilizados nos aplicativos móveis.
Isso quer dizer que é possível realizar uma integração e acessar os trabalhos do Desktop e da nuvem em dispositivos móveis, como iOS (iPad, iPhone, iPd Touch e Apple Watch), smartphones ou tablets Android ou em dispositivos com o Windows 10.
Também é possibilitado monitorar as metas, os scorecards e conferir o progresso em qualquer lugar a partir de um aplicativo móvel.
E não acabou! Além desses três elementos mencionados, a solução da Microsoft também conta com outros dois elementos: o Power BI Report Builder, que cria relatórios paginados para serem compartilhados, e o Servidor de Relatórios do Power BI, servidor local no qual é possível publicar os relatórios.
Entenda a interface do Power BI
Como mencionamos no início deste conteúdo, o Power BI é uma ferramenta intuitiva e isso se deve muito à sua interface. Afinal, ela é amigável e muito simples de ser operada, independentemente de qual seja a sua versão.
Além disso, pode-se dizer que muito dessa facilidade se deve ao fato de o layout da ferramenta ser similar ao de outras soluções da Microsoft, com as quais estamos acostumados a lidar. Logo, existe uma familiaridade imediata com a solução.
Mas para facilitar ainda mais as suas operações no Power BI, resolvemos detalhar um pouco sobre a sua versão Desktop, que apresenta uma gama de funcionalidades.
Assim, em sua tela inicial, aparecem quatro principais elementos: a barra superior, a barra lateral esquerda, a área de trabalho e a edição.
A barra superior não tem grandes segredos e apresenta os botões que estamos acostumados a lidar em outras ferramentas da Microsoft, como Arquivo, Copiar e Colar.
Já a barra lateral esquerda permite que o usuário navegue entre as guias de relatório e de relações, bem como pelas informações de tabelas. Vale dizer que essas abas serão muito úteis durante a construção do relatório.
Já a área de trabalho, como o próprio nome sugere, é o local onde serão produzidos os dashboards e os relatórios.
Por fim, no campo de edição estarão disponibilizadas informações de blocos, gráficos, formatação, criação e edição, bem como os campos das tabelas que tiverem sido importadas para a ferramenta.
Deu para perceber que é muito fácil criar relatórios e navegar de forma simples por tabelas complexas através da interface do Power BI Desktop, não é mesmo?
E saiba que depois de produzido o relatório, basta compartilhá-lo com outros integrantes da equipe e gestores para que possam ser realizadas as análises dos dados ali obtidos.
Principais vantagens do Power BI
O Power BI apresenta muitas vantagens para os usuários que precisam lidar diariamente com uma enorme quantidade de dados produzidos por e para uma empresa, impactando positivamente nessa rotina. Veja só!
Navegação intuitiva
Como você viu, a navegação dessa ferramenta é muito intuitiva, principalmente por ser similar a outras soluções da Microsoft.
Isso, naturalmente, é uma excelente vantagem para os usuários que estão iniciando agora no mundo dos dados como também para os veteranos que lidam com isso diariamente, uma vez que deixa a rotina mais leve.
Visão 360º
Os recursos disponibilizados no Power BI permitem que todos os setores de uma empresa sejam beneficiados com a implementação dessa ferramenta, como: recursos humanos, vendas, marketing, financeiro, TI, entre outros.
Nesse sentido, a visualização e a análise podem ser tanto em um panorama geral quanto em dashboards separados para cada departamento. Logo, é possível ter uma visão macro, ou seja, 360º da empresa para tomar decisões integradas.
Monitoramento em tempo real
Os dados de uma empresa podem ser acompanhados em tempo real com essa ferramenta da Microsoft. E isso pode ser ótimo, principalmente para o monitoramento de dados que sofrem alterações constantes.
Obviamente, isso se destaca como uma vantagem para que as empresas possam agir rápido quando perceberem que um determinado cenário não está favorável.
Excelente custo-benefício
Uma outra vantagem que vale a pena mencionar é o fato de o Power BI ser licenciado através de assinaturas.
Isso quer dizer que o pagamento é mensal e a ferramenta conta com planos com funcionalidades e valores diferentes para que o usuário escolha aquele que mais seja compatível com a sua realidade.
Esse fenômeno é altamente vantajoso por três principais razões:
- Permite a contratação de planos mais próximos da necessidade da empresa;
- Possibilita o cancelamento ou a alteração do plano sempre que o usuário quiser;
- Não demanda manutenção, diferentemente dos softwares tradicionais.
Além disso, o Power BI também conta com uma versão gratuita, que pode ser utilizada para a leitura de relatórios já publicados e para a criação de dashboards.
Power BI e o mercado de trabalho no Brasil e no exterior
Se por um lado o crescimento de dados em ambiente empresarial tem aumentado consideravelmente, por outro a busca por profissionais de TI capacitados para lidar com eles também é muito grande.
Por isso, não é nenhuma novidade que tanto no Brasil como no exterior o mercado está muito aquecido. No entanto, muitas vezes faltam profissionais capacitados para ocupar as numerosas vagas.
Nesse sentido, conhecer importantes ferramentas de Business Intelligence como o Power BI pode ser essencial para os analistas, engenheiros e cientistas de dados que queiram se destacar nos processos seletivos.
Afinal, quanto mais domínio de soluções em dados esse profissional tiver, maiores são as suas chances de conseguir boas colocações no mercado.
Saiba como receber dinheiro do exterior com melhores taxas e prazos
Conclusão
Como vimos, o Power BI é uma robusta solução de dados da Microsoft. Seu objetivo é permitir a coleta, mineração, organização e interpretação de dados de forma automatizada e bem mais fácil.
Além disso, essa é uma ferramenta intuitiva que pode agilizar o serviço do profissional que lida com os dados em uma empresa e que prepara os relatórios analíticos que serão repassados aos gestores para a tomada de decisões mais assertivas.Portanto, conhecer e saber operar o Power BI é um bom caminho para os profissionais que desejam trabalhar com a inteligência de dados e se destacar nesse crescente mercado.