O que é programa de fidelidade? Veja 10 passos para criar um para sua empresa

Será que vale a pena investir em um programa de fidelidade? Veja os benefícios e os principais passos para criar o seu!

Para quem busca uma estratégia para aumentar a retenção de clientes da empresa, saiba que um programa de fidelidade pode fazer toda a diferença. Além de impactar nos resultados das vendas, você vai perceber que a aplicação desse recurso pode ser mais prática do que parece.

Se a decisão de compra de um cliente é influenciada por diversos fatores, escolher tornar-se fiel a um determinado negócio também requer considerações sobre o custo-benefício. Esse tipo de programa surge como um incentivo para se destacar no seu nicho de mercado e ganhar a preferência do público.

Mas, afinal, como fazer um programa de fidelidade que traga bons resultados para sua empresa? Neste artigo, fique por dentro de 10 excelentes dicas!

O que é o programa de fidelidade?

Programa de fidelidade é uma estratégia utilizada por empresas para oferecer algum tipo de recompensa aos clientes que derem preferência por seus serviços ou produtos. Esse sistema pode ser o diferencial para captar um novo público.

Esse tipo de incentivo faz com que o negócio torne-se o lugar de preferência de consumo do público, aumentando a fidelidade dos clientes. Dessa maneira, é possível aumentar a previsibilidade das vendas, conquistar mais consumidores e aumentar o ticket médio de vendas.

O programa de fidelidade também faz com que o cliente crie uma relação mais próxima com o negócio. Esse é mais um aspecto que influencia na preferência de compra do público e na competitividade da empresa.

Até mesmo para quem não é cliente, esse sistema se mostra como uma boa estratégia. Os leads, isto é, consumidores em potencial, identificam vantagens em escolher a empresa com um programa de fidelidade. Ou seja, as chances de aumentar não são somente na retenção de clientes, como também na atração.

Quais são os programas de fidelidade?

São exemplos de programas de fidelidade:

  1. cashback;
  2. brindes;
  3. acúmulo de pontos;
  4. milhas.

Todos esses são exemplos de estratégias que podem fazer parte de um programa de fidelidade. Cabe a você escolher o que mais faz sentido para o seu negócio. O importante é oferecer aos clientes alguma recompensa para retornarem

Quais são as vantagens de um programa de fidelidade?

Uma clientela fidelizada a uma empresa é uma vantagem na hora de conquistar resultados mais expressivos e definir metas cada vez mais alcançáveis. Assim, as possibilidades de crescimento surgem de um maior controle sobre as iniciativas e as consequências da fidelização.

A seguir você pode conferir as principais vantagens de criar um bom programa de fidelidade em uma empresa!

1. Fidelizar é mais barato que atrair novos clientes

Segundo o pesquisador e autor Fred Reichheld, atrair um cliente pode ser de 5 a 25 vezes mais caro do que simplesmente reter seu público. Ou seja, o ato de fidelizar sua clientela é mais barato do que conquistar uma nova.

O ato de conquistar uma nova clientela deve ser considerado no planejamento do seu negócio. A fidelização não apenas valoriza o consumidor fiel, como também propaga sua marca de forma orgânica e barata.

2. Melhor controle financeiro com projeções de retorno dos clientes 

Ter um maior controle sobre o que entra no seu caixa é uma das principais vantagens do programa de fidelidade. É dessa forma que se torna possível estimar a frequência de retorno dos clientes e usar esses dados para projeções de caixa.

3. Aumento da lucratividade com retenção de clientes

Se um programa de fidelidade for criado conforme o perfil de seus clientes ideais, é possível esperar um aumento na lucratividade. Reichheld ainda diz que elevar em 5% a taxa de retenção do público é o suficiente para garantir o crescimento dos lucros de 25 a 95%.

4. Melhor relacionamento com o público

A partir da noção que o programa de fidelidade retorna os clientes para sua empresa, é necessário conhecer com mais profundidade o perfil do público. Consequentemente, ao saber o que consumidores gostam e esperam do negócio, investir em boas estratégias melhora cada vez mais o relacionamento entre marca e cliente.

Como elaborar um programa de fidelidade?

O planejamento da criação de um programa de fidelidade consegue influenciar totalmente o sucesso dessa iniciativa. Ou seja, quanto maior a atenção aos detalhes que movimentam esse sistema de retenção de clientes, maiores as chances de desfrutar de todas essas vantagens.

Confira a seguir os 10 passos que vão tornar esse planejamento ainda mais simples para sua empresa.

1. Cadastre seus clientes

O primeiro passo é fazer o cadastro dos seus clientes durante uma venda. Assim, é possível solicitar dados básicos que ajudam a traçar o perfil do seu público.

Esse cadastro dos consumidores facilita o monitoramento do ticket médio de vendas, das taxas de retenção e de diversas outras variáveis que influenciam o seu negócio.

2. Defina as diretrizes

Ao conhecer o perfil dos clientes, torna-se mais fácil decidir o que vai guiar o programa de fidelidade. É nessa hora que você cria as regras de participação, alinhando as expectativas do público com os objetivos do seu negócio.

Lembre-se de que as diretrizes precisam garantir uma maior retenção dos clientes. Ao mesmo tempo, devem estimular os consumidores a retornarem em um determinado prazo para terem acesso aos benefícios.

3. Decida as recompensas

É preciso selecionar quais serão as recompensas para o programa de fidelidade. Aqui, é fundamental observar dois pontos: o planejamento financeiro da empresa e o perfil dos consumidores.

Os benefícios oferecidos precisam ser compatíveis com aquilo que os clientes procuram em um negócio como o seu. Caso contrário, as chances de desistirem de retornar ou de não se esforçarem para aproveitar o programa de fidelidade aumentam.

Além disso, para que a iniciativa seja bem-sucedida e traga retornos satisfatórios para a empresa, é necessário ter os meios financeiros para arcar com essa estratégia. Afinal, isso nada mais é do que um investimento para o crescimento do negócio.

4. Escolha o nome do programa

O nome do programa pode ser uma estratégia para aumentar a sua visibilidade e o posicionamento da empresa no mercado. Nesse contexto, ele pode ser criado para provocar algum sentimento nos clientes ou em potenciais consumidores.

Utilizar um nome que combine com o perfil do seu negócio ou que tenha a ver com a recompensa também ajuda a despertar o interesse do público. Além disso, é importante mostrar, já no nome, que participar do programa pode ser vantajoso.

5. Estabeleça um prazo de validade

Criar uma data de encerramento pode auxiliar no planejamento e no controle do programa de fidelidade. Afinal, sustentar essa estratégia a longo prazo nem sempre é viável para todas as empresas. Assim, uma limitação pode ser vantajosa. 

Sem contar que um prazo de validade ajuda a criar o gatilho mental de urgência ou de escassez. Frases como “é por tempo limitado” ou “enquanto durarem os estoques” despertam o desejo de consumo do público e aumentam as chances de fecharem negócio.

6. Faça uma boa divulgação

É fundamental investir na propagação do programa de fidelidade e de forma clara para atrair clientes.  A elaboração de uma estratégia como essa só vale a pena se houver uma boa divulgação. 

Assim, mais pessoas são informadas e podem fazer parte do programa. Aproveitar as redes sociais, os anúncios pagos nas plataformas, o site do negócio e o ponto físico é indispensável.

7. Avalie os resultados

É necessário acompanhar cada etapa do programa e os resultados gerados. Esse controle é fundamental para monitorar o estoque, evitar prejuízos, avaliar a eficácia das diretrizes e ver o sucesso da iniciativa.

8. Dê atenção aos consumidores

Empenhar-se no sucesso do cliente é a chave para excelentes resultados. Essa atenção aos consumidores provoca uma transformação no programa de fidelidade. Ele se torna mais vantajoso e aumenta a taxa de retenção até mesmo depois do prazo de validade da estratégia.

O modo como a marca se relaciona com o cliente é de extrema importância quando falamos em retenção de público. A fidelidade de um cliente não está apenas no lugar que decidiu fazer a compra.

9. Mantenha os clientes engajados

É preciso aproveitar a proximidade inicial para aumentar o engajamento com os clientes. Isso deve ser feito para que o programa de fidelidade não tenha a necessidade de durar por um longo prazo.

Portanto, iniciar novas promoções e fortalecer a comunicação são iniciativas a serem tomadas pelos setores de marketing e de vendas. Com clientes engajados, os gastos com a retenção tendem a diminuir, da mesma maneira que a lucratividade pode aumentar.

10. Monitore os resultados do programa

É importante ter acesso a cada informação gerada sobre o programa de fidelidade antes, durante e após a sua execução. Com isso, é possível identificar o que funcionou e o que precisa de ajustes nas experiências futuras.

Dessa forma, você tem de tudo para criar uma gestão baseada em dados, que se alinha totalmente ao contexto de transformação digital e inovação. Ou seja, essa é também uma estratégia para modernizar o negócio.

Agora você já sabe o que precisa fazer para dar início ao seu programa de fidelidade. Os próximos passos são desenhar o seu plano, colocá-lo em prática e alcançar cada vez mais os objetivos do seu negócio.

Esse conteúdo foi útil para você? Então, acompanhe muito mais! Assine a nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades.

Resumindo

Quais são os programas de fidelidade?

Cashback, brindes, acúmulo de pontos e milhas são exemplos de recompensas que podem ser oferecidas em um programa de fidelidade.

O que é o programa de fidelidade?

Programa de fidelidade é uma estratégia utilizada por empresas para oferecer algum tipo de recompensa aos clientes que derem preferência por seus serviços ou produtos.

Como elaborar um programa de fidelidade?

Veja os 10 passos para criar um programa de fidelidade de sucesso:
1. cadastre seus clientes;
2. defina as diretrizes;
3. decida as recompensas;
4. escolha o nome do programa;
5. estabeleça um prazo de validade;
6. faça uma boa divulgação;
7. avalie os resultados;
8. dê atenção aos consumidores;
9. mantenha os clientes engajados;
10. monitore os resultados do programa.

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