O uso da Psicologia das Cores nas estratégias de marketing pode influenciar as ações e decisões de compra dos clientes. Tudo isso a partir de emoções e sentimentos provocados pelas cores.
O marketing tem como principal objetivo conectar consumidores e marcas para estimular a conversão e torná-los clientes. As ações implementadas variam conforme o tipo de negócio e, nesse sentido, a Psicologia das Cores pode agregar valor às estratégias.
Usar cores para chamar a atenção e transmitir uma mensagem subliminar sobre produtos e serviços pode surtir muito efeito em uma campanha. O cérebro humano consegue captar, identificar e compreender muitas ideias por meio das cores.
Mas o que é e como funciona a Psicologia das Cores? Neste post, você vai conhecer os estímulos de cada cor e qual a melhor cor para atrair clientes. Além disso, vai saber dicas de como usar bem esse recurso no marketing!
É a área da Psicologia que estuda o modo como o cérebro identifica e entende as sensações produzidas pelas cores. Os especialistas dedicados ao estudo descobriram em suas observações que as cores exercem influência sobre o comportamento humano.
Cada cor tem um apelo visual e uma forma de comunicação, interagindo com sentimentos e emoções. Dependendo da arte e do design em que a cor estiver inserida, o apelo vai direto no sentido, contribuindo para a tomada de decisão.
É um elemento que não só dá vivacidade às peças e campanhas publicitárias, como fortalece a identidade visual da marca. Diante de algumas cores, a percepção das pessoas tem um impacto importante que conduz à aceitação ou a uma reação negativa.
Portanto, as cores funcionam como um catalisador para que as estratégias de marketing tenham os resultados desejados. Adiante, você verá o quanto uma cor, usada durante o dia ou a noite, estimula diferentes reações em um mesmo grupo de pessoas.
Entre quentes e frias, as cores refletem, ainda que de forma subjetiva, as expectativas que permeiam o cérebro humano. Muitas podem ser dinâmicas e envolventes, enquanto outras acalmam e conseguem pacificar um ambiente.
No trabalho desenvolvido por um designer, as cores são imprescindíveis para compor a arte e dar forma a um layout. À medida que a ideia vai se desenvolvendo, a composição de cores acompanha a criação e a personalização da identidade.
Além de maior vivacidade, as cores agregam valor a um material elaborado conforme a imagem que se deseja transmitir para o mercado. Todo o projeto desenvolvido deve se conectar à proposta de venda do produto ou serviço.
O conjunto de elementos que engloba cores, formas, texturas e conteúdo traz um resultado único e singular. É nesse conceito diferenciado que se pretende chegar para chamar a atenção do potencial cliente e vencer a concorrência.
A cor é um elemento que dialoga em diversos momentos, implicitamente, transmitindo as informações ao cérebro. Para surtir o efeito desejado, é importante conhecer os princípios dessa área da Psicologia e entender os sentimentos que cada cor provoca.
Uma paleta para ser usada nas estratégias de marketing é composta por mais de 200 cores, entre tons claros e escuros. Isso, sem contar na variação resultante da junção de uma ou mais cores que dá origem a uma terceira coloração.
Sendo assim, para maior eficiência do projeto de marketing e da criação de imagens, os profissionais de design podem se valer de ferramentas para a aplicação das cores mais adequadas, como:
As ferramentas, além de agilidade, oferecem alternativas mais amplas de aplicação da Psicologia das Cores em estratégias de marketing. Durante o desenvolvimento do projeto, é possível fazer diversas simulações, com uma ou mais opções para escolha do cliente.
A Psicologia das cores vai muito além de um layout bonito, com uma combinação de tons, agradável. Pode parecer estranho juntar verde e rosa, roxo e amarelo, azul e vermelho, mas faz total sentido para a mensagem a ser transmitida.
Para acertar na escolha, é preciso saber o significado de cada cor e o que ela quer dizer dentro da arte visual. Uma cor isolada pode não ser o suficiente para fazer uma conexão intensa com o público. Porém, dentro de uma estratégia, seu impacto é amplo.
Considere os estímulos do marketing sensorial para intensificar o sentido de visão do público-alvo. Os cinco sentidos, quando aguçados, potencializam ações do subconsciente, levando o consumidor a tomar decisões emocionais.
Os resultados serão ainda melhores se os profissionais envolvidos souberem o conceito por trás das cores. Confira!
O azul tem duas tonalidades: clara e escura. A primeira tem um significado mais sutil, que remete à ideia de frescor e higiene. Causa uma sensação agradável de estímulo à criatividade, despertando a capacidade de êxito e conquista.
Já o azul-escuro é uma cor mais fechada, muito usado por empresas para refletir sobriedade e seriedade. É uma cor que transmite, simultaneamente, segurança, equilíbrio e tranquilidade.
No marketing, reforça a credibilidade e confiança na marca a partir de sua identidade visual. É um tipo de cor muito usada em uniformes, paredes de escritórios, papelaria e móveis corporativos.
O vermelho é uma dos mais utilizados nas artes gráficas, sobretudo em negócios ligados à alimentação por estimular o apetite. Instintos como paixão, urgência e desejo são despertados pela cor vibrante do vermelho.
No varejo, o vermelho também é usado nas campanhas promocionais, a fim de conduzir a mente humana a tomar uma ação. Chamativa, é uma cor que não passa despercebida e, no mínimo, fará com que o público se detenha para conferir algo visualmente.
Temas como natureza, meio ambiente e sustentabilidade têm no verde um apoio para transmissão de mensagens. É uma cor que invoca sentimentos como segurança, equilíbrio, saúde e harmonia de espaços e ambientes.
Pode não parecer, mas a cor roxa é sinônimo de criatividade, de despertar da imaginação, convidando a desbravar o mistério. Por isso, é uma cor muito utilizada nas temáticas espirituais, que podem trazer resultados para marcas ligadas aos cuidados com a saúde mental e física.
A cor da energia e da vibração, da alegria e da criatividade, é muito usada em campanhas que priorizam o público jovem. É uma cor divertida, que desperta o senso de urgência e sugere que deixar de comprar pode acarretar a perda de oportunidade.
Em um sinal gráfico de alerta, é comum utilizar a cor amarela como forma de chamar a atenção para algo. Combinada com o vermelho, por exemplo, pode estimular ainda mais a fome e o desejo de experimentar um alimento.
Pode também ser usada para sinalizar situações de perigo ou de maior necessidade de cuidado, como piso molhado ou risco de choque. Em contrapartida, é também uma cor de otimismo, animação e clareza nas mensagens transmitidas.
Uma cor mais neutra, que sugere seriedade e segurança, para falar de questões importantes relacionadas à natureza. O marrom é sofisticado, com apelo rústico, mas de autoridade. Isso favorece negócios como empórios, lojas de móveis e pisos e produtos gourmet.
Seja rosa-claro, seja rosa-escuro, a cor estimula a delicadeza, simbolizando o romantismo e a proteção. Pode ser usada em lojas femininas, infantis ou gastronômicas mais voltadas para doces e guloseimas.
Uma loja de vendas de adereços para quartos de bebês, por exemplo, pode apelar para um cenário angelical e aconchegante. O rosa traduz a ideia de ternura e docilidade, intensificado pelo ar da sensibilidade que envolve as crianças.
O branco é uma cor neutra, mas essencial na paleta de cores e nas estratégias que se valem da Psicologia das Cores. Isso porque o tom, que transmite tranquilidade e organização, é um curinga para equilibrar a combinação de cores.
O branco harmoniza qualquer ambiente, sendo o contraponto de cores fortes e vibrantes, agindo como contraste. Ele acalma e quebra o impacto das cores intensas em uma arte visual mais apelativa.
O cinza é a combinação do branco e do preto na paleta de cores, resultando em uma cor neutra, mas muito eficaz em determinadas campanhas. É umas cores mais utilizadas por empresas que desejam transmitir sobriedade, equilibrando tradicionalismo, formalidade e modernidade.
A neutralidade possibilita que o cinza seja usado para destacar uma arte, ao ter a intenção de minimizar os efeitos de uma ou mais cores com tonalidade forte e vibrante.
Embora neutro, o preto é forte e se junta ao roxo como cor do mistério, do desvendável e intrigante. Considerada uma cor masculina e fria, quando combinado com outros tons, o preto se destaca e consegue transmitir a mensagem.
Pode ser usado em letreiros, símbolos ou como tema de fundo, associado à ideia de modernidade, inovação e sofisticação. É uma cor que sempre será utilizada pelo marketing nas artes gráficas.
A Psicologia das Cores desperta sentimentos e incita comportamentos, fazendo com que as pessoas ajam e reajam de modo instintivo. Mais do que significado, as cores usadas no marketing devem persuadir e conduzir a uma decisão favorável à marca.
Por isso, é fundamental que os profissionais envolvidos no projeto conheçam bem os sentimentos e percepções aguçados por cada cor. Sabendo o impacto causado, será mais fácil usar a paleta a favor do negócio e aumentar as chances de conversão.
Se a primeira impressão é a que fica, as cores são corresponsáveis por consolidar a imagem de uma marca no mercado. Exemplo disso são marcas com cores predominantes de fácil reconhecimento e que geram uma emoção personalizada, associadas a um logo, um slogan ou uma campanha de impacto. Por exemplo:
Veja os sentimentos e interpretação habituais quando as pessoas estão diante das cores:
A paleta é vasta e a Psicologia das Cores permite usar diversas nuances para alcançar o público por meio da tonalidade. O mais importante é conhecer o significado e sentimentos despertados por cada cor para usar a favor da arte visual.
O que faz com que um consumidor tome a decisão de compra e se torne um cliente é o conjunto de ações planejadas pelo marketing. As cores agregam valor a cada campanha, desde que usadas da forma correta.
Em um restaurante, por exemplo, a predominância de cores como vermelho, amarelo e roxo, traz um misto de sentimentos. Ao mesmo tempo, é possível estimular a fome e incitar o mistério por trás de um cardápio ou prato especial da casa.
Já em um ambiente corporativo, que precisa transmitir confiança e seriedade, usar essas cores pode causar efeito contrário. Nesse caso, cores como azul, cinza, preto e branco, têm mais chances de conectar o público-alvo.
É fundamental que a equipe esteja alinhada e que o responsável pela arte visual tenha o máximo de informações possíveis. Assim, durante o processo de criação, é possível adicionar elementos significativos para o objetivo da conversão.
Seja um site, seja um blog ou material impresso, o público deve ter uma conexão visual imediata com a marca. Não se trata apenas de estética, mas de estratégia no uso adequado e equilibrado de cores, especialmente quando combinadas.
O exagero pode fazer sentido para um tipo de negócio e ser ineficaz para outro. Logo, priorize o conhecimento. A melhor cor é aquela que representa a essência da marca e consegue traduzir em tons o diálogo que se deseja ter com o público-alvo.
A Psicologia das Cores é um estudo que permite ao marketing recorrer a diversos tons para se comunicar com consumidores e clientes. Uma cor pode ser usada em palavras ou dentro da arte visual de apresentação da marca.
Veja algumas dicas de como o marketing pode se valer da Psicologia das Cores para atrair o público e incentivar uma ação!
Com quem a marca deseja dialogar? Conhecer bem o público, seus hábitos, dores e desejos, facilita a escolha das cores para o projeto de marketing.
Não adianta usar cores joviais para um público da maioridade ou querer chamar a atenção de adolescentes com tons muito frios e sóbrios. É preciso identificar o público majoritário, conhecer profundamente suas necessidades e aplicar as cores de modo atraente.
A forma como mulheres e homens reagem diverge em diversos aspectos, e com as cores não seria diferente. Logo, o uso da cor azul ou rosa, que sugere preferência masculina e feminina, deve deixar de lado esses paradigmas e fixar nos resultados almejados.
Sejam campanhas de curto prazo, seja estratégia de nutrição do relacionamento, as cores estabelecem o ritmo. Por exemplo, se o vermelho representa urgência e necessidade, ele pode ser usado na Black Friday, associado ao preto tradicional da campanha.
A chamada para as promoções e oportunidades ganha a atenção quando destacadas em vermelho. Essa cor estimula a paixão, e muitas vezes o consumidor tem o impulso de compra quando encontra aquele produto que tanto queria, por um preço acessível.
Já em ambientes corporativos, que demandam a construção de um relacionamento mais duradouro e confiável, as cores devem ser sóbrias. Mesmo que celebrar o fechamento de uma parceria e assinatura de um contrato seja um ato festivo, determinados negócios pedem tons neutros.
A personalidade dos gestores e da marca já dizem muito sobre como o marketing pode utilizar as cores. O planejamento estratégico do setor é primordial para acertar no uso de cores, imagens, tom de voz e conteúdo.
A mescla de cores quentes e frias pode resultar em uma arte visual interessante e atrativa, como também afugentar os consumidores. O conhecimento de cada cor e sensações que ela desperta vai ajudar o time designer a compor uma arte com a cara do negócio.
O significado das cores tem base nas mais diversas reações em contextos diferentes. Por isso, vale se deter em suas particularidades. As cores podem levar a sentimentos positivos ou negativos, dependendo da motivação para serem adicionadas.
A Psicologia das Cores é determinante para o posicionamento da marca no mercado e memória do seu público. No planejamento, as cores vão ajudar a definir de que forma e tempo se deseja que a empresa seja lembrada.
A ideia é causar emoção e não sentimentos que não ajudam o consumidor a se conectar com a marca. Portanto, é preciso evitar extravagâncias. No entanto, o exagero pode trazer bons resultados, quando a marca estiver vinculada à felicidade, energia e alegria.
Vale uma reflexão sobre o perfil do público e as reações que a empresa deseja provocar com a arte visual. Em campanhas digitais, por exemplo, pela quantidade de propagandas que disputam espaço na preferência do consumidor, vencerá a marca mais criativa.
Embora a informação seja importante, o apelo visual deve ser objetivo e claro para quem recebe a mensagem. O cérebro humano tem uma capacidade ímpar de pensar e interpretar o que vê, mas é preciso conduzir esse entendimento.
Cores embaralhadas, que “sujam” a arte e dizem pouco, podem fazer com que o consumidor desista de conferir algo da marca. Em vez de avançar e pesquisar mais informações, ele pode partir em busca de uma identidade visual mais fácil e simples.
Para se fazer lembrar em médio e longo prazo, a cor tem um poder decisivo. Ou seja, sempre que o público tiver contato, deve remeter imediatamente à marca. É um elemento precioso que, bem aplicado, contribui para excelentes resultados.
A Psicologia das Cores fornece uma base para a elaboração do projeto visual de marketing, mas é preciso discernimento. Quanto mais tempo se perder no aprendizado do uso das cores, maiores as chances de atração, conversão e fidelização do seu público.
Gostou do post? Que tal, então, compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais? Assim, mais pessoas saberão como a Psicologia das Cores influencia na decisão de compra dos consumidores!
É a área da Psicologia que estuda o modo como o cérebro identifica e entende as sensações produzidas pelas cores. Os especialistas dedicados ao estudo descobriram em suas observações que as cores exercem influência sobre o comportamento humano.
As cores mais utilizadas são:
1. azul;
2. vermelha;
3. verde;
4. roxa ou violeta;
5. laranja;
6. amarela;
7. marrom;
8. rosa;
9. branca;
10. cinza;
11. preta.
Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…
Descubra como identificar rapidamente os sintomas da dengue e saiba como agir para prevenir complicações…
Precisa de uma mensagem de reflexão para vida? Veja nossa lista de frases e escolha…
O dólar hoje abriu esta quinta-feira (20) em R$5,7214, após ter atingido a mínima de…
A Apple divulgou os valores e todos os detalhes sobre as características do novo iPhone…
NFL confirma mais um jogo no Brasil em 2025. Los Angeles Chargers será o mandante…