O que é Psicologia das Cores e como aplicar no marketing

O uso da Psicologia das Cores nas estratégias de marketing pode influenciar as ações e decisões de compra dos clientes. Tudo isso a partir de emoções e sentimentos provocados pelas cores.

O marketing tem como principal objetivo conectar consumidores e marcas para estimular a conversão e torná-los clientes. As ações implementadas variam conforme o tipo de negócio e, nesse sentido, a Psicologia das Cores pode agregar valor às estratégias.

Usar cores para chamar a atenção e transmitir uma mensagem subliminar sobre produtos e serviços pode surtir muito efeito em uma campanha. O cérebro humano consegue captar, identificar e compreender muitas ideias por meio das cores.

Mas o que é e como funciona a Psicologia das Cores? Neste post, você vai conhecer os estímulos de cada cor e qual a melhor cor para atrair clientes. Além disso, vai saber dicas de como usar bem esse recurso no marketing!

O que é Psicologia das Cores no marketing?

É a área da Psicologia que estuda o modo como o cérebro identifica e entende as sensações produzidas pelas cores. Os especialistas dedicados ao estudo descobriram em suas observações que as cores exercem influência sobre o comportamento humano.

Cada cor tem um apelo visual e uma forma de comunicação, interagindo com sentimentos e emoções. Dependendo da arte e do design em que a cor estiver inserida, o apelo vai direto no sentido, contribuindo para a tomada de decisão.

É um elemento que não só dá vivacidade às peças e campanhas publicitárias, como fortalece a identidade visual da marca. Diante de algumas cores, a percepção das pessoas tem um impacto importante que conduz à aceitação ou a uma reação negativa.

Portanto, as cores funcionam como um catalisador para que as estratégias de marketing tenham os resultados desejados. Adiante, você verá o quanto uma cor, usada durante o dia ou a noite, estimula diferentes reações em um mesmo grupo de pessoas.

Entre quentes e frias, as cores refletem, ainda que de forma subjetiva, as expectativas que permeiam o cérebro humano. Muitas podem ser dinâmicas e envolventes, enquanto outras acalmam e conseguem pacificar um ambiente.

Como aplicar a Psicologia das Cores no marketing?

No trabalho desenvolvido por um designer, as cores são imprescindíveis para compor a arte e dar forma a um layout. À medida que a ideia vai se desenvolvendo, a composição de cores acompanha a criação e a personalização da identidade.

Além de maior vivacidade, as cores agregam valor a um material elaborado conforme a imagem que se deseja transmitir para o mercado. Todo o projeto desenvolvido deve se conectar à proposta de venda do produto ou serviço.

O conjunto de elementos que engloba cores, formas, texturas e conteúdo traz um resultado único e singular. É nesse conceito diferenciado que se pretende chegar para chamar a atenção do potencial cliente e vencer a concorrência.

A cor é um elemento que dialoga em diversos momentos, implicitamente, transmitindo as informações ao cérebro. Para surtir o efeito desejado, é importante conhecer os princípios dessa área da Psicologia e entender os sentimentos que cada cor provoca.

Uma paleta para ser usada nas estratégias de marketing é composta por mais de 200 cores, entre tons claros e escuros. Isso, sem contar na variação resultante da junção de uma ou mais cores que dá origem a uma terceira coloração.

Sendo assim, para maior eficiência do projeto de marketing e da criação de imagens, os profissionais de design podem se valer de ferramentas para a aplicação das cores mais adequadas, como:

  • Adobe Kuler – o site da Adobe permite escolher por vez até 5 cores da paleta para composições variadas: complementares, compostas, análogas, monocromáticas, tríades, tonais ou personalizadas;
  • ColourCode – no site, é possível combinar as cores e gerar paletas para o projeto;
  • ColorZilla – o plugin do Firefox  permite a captura direta do navegador de qualquer cor, sem a necessidade de fazer print de um site de interesse;
  • Color Scheme Designer – na página, é possível encontrar paletas prontas ou utilizar as composições do disco cromático para montar uma paleta personalizada;
  • Material Design Colors – como o Google não poderia ficar de fora, seu sistema de cores vai ajudar na criação de uma paleta personalizada.

As ferramentas, além de agilidade, oferecem alternativas mais amplas de aplicação da Psicologia das Cores em estratégias de marketing. Durante o desenvolvimento do projeto, é possível fazer diversas simulações, com uma ou mais opções para escolha do cliente.

O que cada cor diz?

A Psicologia das cores vai muito além de um layout bonito, com uma combinação de tons, agradável. Pode parecer estranho juntar verde e rosa, roxo e amarelo, azul e vermelho, mas faz total sentido para a mensagem a ser transmitida.

Para acertar na escolha, é preciso saber o significado de cada cor e o que ela quer dizer dentro da arte visual. Uma cor isolada pode não ser o suficiente para fazer uma conexão intensa com o público. Porém, dentro de uma estratégia, seu impacto é amplo.

Considere os estímulos do marketing sensorial para intensificar o sentido de visão do público-alvo. Os cinco sentidos, quando aguçados, potencializam ações do subconsciente, levando o consumidor a tomar decisões emocionais.

Os resultados serão ainda melhores se os profissionais envolvidos souberem o conceito por trás das cores. Confira!

Azul

O azul tem duas tonalidades: clara e escura. A primeira tem um significado mais sutil, que remete à ideia de frescor e higiene. Causa uma sensação agradável de estímulo à criatividade, despertando a capacidade de êxito e conquista.

Já o azul-escuro é uma cor mais fechada, muito usado por empresas para refletir sobriedade e seriedade. É uma cor que transmite, simultaneamente, segurança, equilíbrio e tranquilidade.

No marketing, reforça a credibilidade e confiança na marca a partir de sua identidade visual. É um tipo de cor muito usada em uniformes, paredes de escritórios, papelaria e móveis corporativos.

Vermelha

O vermelho é uma dos mais utilizados nas artes gráficas, sobretudo em negócios ligados à alimentação por estimular o apetite. Instintos como paixão, urgência e desejo são despertados pela cor vibrante do vermelho.

No varejo, o vermelho também é usado nas campanhas promocionais, a fim de conduzir a mente humana a tomar uma ação. Chamativa, é uma cor que não passa despercebida e, no mínimo, fará com que o público se detenha para conferir algo visualmente.

Verde

Temas como natureza, meio ambiente e sustentabilidade têm no verde um apoio para transmissão de mensagens. É uma cor que invoca sentimentos como segurança, equilíbrio, saúde e harmonia de espaços e ambientes.

Roxa ou violeta

Pode não parecer, mas a cor roxa é sinônimo de criatividade, de despertar da imaginação, convidando a desbravar o mistério. Por isso, é uma cor muito utilizada nas temáticas espirituais, que podem trazer resultados para marcas ligadas aos cuidados com a saúde mental e física.

Laranja

A cor da energia e da vibração, da alegria e da criatividade, é muito usada em campanhas que priorizam o público jovem. É uma cor divertida, que desperta o senso de urgência e sugere que deixar de comprar pode acarretar a perda de oportunidade.

Amarela

Em um sinal gráfico de alerta, é comum utilizar a cor amarela como forma de chamar a atenção para algo. Combinada com o vermelho, por exemplo, pode estimular ainda mais a fome e o desejo de experimentar um alimento.

Pode também ser usada para sinalizar situações de perigo ou de maior necessidade de cuidado, como piso molhado ou risco de choque. Em contrapartida, é também uma cor de otimismo, animação e clareza nas mensagens transmitidas.

Marrom

Uma cor mais neutra, que sugere seriedade e segurança, para falar de questões importantes relacionadas à natureza. O marrom é sofisticado, com apelo rústico, mas de autoridade. Isso favorece negócios como empórios, lojas de móveis e pisos e produtos gourmet.

Rosa

Seja rosa-claro, seja rosa-escuro, a cor estimula a delicadeza, simbolizando o romantismo e a proteção. Pode ser usada em lojas femininas, infantis ou gastronômicas mais voltadas para doces e guloseimas.

Uma loja de vendas de adereços para quartos de bebês, por exemplo, pode apelar para um cenário angelical e aconchegante. O rosa traduz a ideia de ternura e docilidade, intensificado pelo ar da sensibilidade que envolve as crianças.

Branca

O branco é uma cor neutra, mas essencial na paleta de cores e nas estratégias que se valem da Psicologia das Cores. Isso porque o tom, que transmite tranquilidade e organização, é um curinga para equilibrar a combinação de cores.

O branco harmoniza qualquer ambiente, sendo o contraponto de cores fortes e vibrantes, agindo como contraste. Ele acalma e quebra o impacto das cores intensas em uma arte visual mais apelativa.

Cinza

O cinza é a combinação do branco e do preto na paleta de cores, resultando em uma cor neutra, mas muito eficaz em determinadas campanhas. É umas cores mais utilizadas por empresas que desejam transmitir sobriedade, equilibrando tradicionalismo, formalidade e modernidade.

A neutralidade possibilita que o cinza seja usado para destacar uma arte, ao ter a intenção de minimizar os efeitos de uma ou mais cores com tonalidade forte e vibrante.

Preta

Embora neutro, o preto é forte e se junta ao roxo como cor do mistério, do desvendável e intrigante. Considerada uma cor masculina e fria, quando combinado com outros tons, o preto se destaca e consegue transmitir a mensagem.

Pode ser usado em letreiros, símbolos ou como tema de fundo, associado à ideia de modernidade, inovação e sofisticação. É uma cor que sempre será utilizada pelo marketing nas artes gráficas.

O que cada cor estimula?

A Psicologia das Cores desperta sentimentos e incita comportamentos, fazendo com que as pessoas ajam e reajam de modo instintivo. Mais do que significado, as cores usadas no marketing devem persuadir e conduzir a uma decisão favorável à marca.

Por isso, é fundamental que os profissionais envolvidos no projeto conheçam bem os sentimentos e percepções aguçados por cada cor. Sabendo o impacto causado, será mais fácil usar a paleta a favor do negócio e aumentar as chances de conversão.

Se a primeira impressão é a que fica, as cores são corresponsáveis por consolidar a imagem de uma marca no mercado. Exemplo disso são marcas com cores predominantes de fácil reconhecimento e que geram uma emoção personalizada, associadas a um logo, um slogan ou uma campanha de impacto. Por exemplo:

  • McDonald’s – amarelo e vermelho;
  • Coca-Cola – vermelho e branco;
  • Heineken – verde, branco e preto;
  • Red Bull – azul, branco e vermelho;
  • Shell – vermelho e amarelo;
  • Starbucks – verde e branco;
  • Burger King – vermelho, amarelo e azul;
  • Canon – vermelho e branco;
  • Subway – branco e amarelo;
  • Adidas – preto e branco;
  • Carrefour – azul e vermelho;
  • Volkswagen – azul e branco.

Veja os sentimentos e interpretação habituais quando as pessoas estão diante das cores:

  • amarelo: alegria, felicidade, criatividade, perigo, risco, doença, imaginação, conhecimento, otimismo, esperança, clareza, cobiça, sabedoria, relaxamento;
  • azul: tranquilidade, harmonia, equilíbrio, fé, espiritualidade, confiança, organização, limpeza, calma, equilíbrio, paz, lealdade, tradição, céu, inovação, tecnologia,      segurança;
  • branco: limpeza, pureza, proteção, amor, positivo, renascimento, neutralidade, respeito, simplicidade, bondade, inocência, paz, objetividade;
  • cinza: confiança, estabilidade, tecnologia, inovação, naturalidade, elegância;
  • laranja: vibração, energia, glamour, entusiasmo, expansividade, alegria, humor, exaltação, calor;
  • marrom: natureza, confiança, rústico, conforto, resistência, terra, casa, decoração;
  • preto: negativo, poder, elegância, formalidade, mistério, profundidade, sombrio, riqueza, medo, obscuro, luto, sofisticação;
  • rosa: felicidade, amor, romantismo, delicadeza, feminilidade, sobriedade, leveza, saúde, inocência;
  • roxo/violeta: misticismo, mistério, sabedoria, espiritualidade, poder, sensibilidade, realeza, nobreza, luto, crueldade, sensibilidade, ritual, cerimônia;
  • verde: natureza, saúde, sorte, esperança, renovação, fertilidade, autoconsciência,      juventude, frescor, bondade, generosidade;
  • vermelho: força,  poder, amor, raiva, fúria, desejo, calor, excitação, guerra, sangue, agitação, paixão, energia.

Qual a melhor cor para atrair mais clientes?

A paleta é vasta e a Psicologia das Cores permite usar diversas nuances para alcançar o público por meio da tonalidade. O mais importante é conhecer o significado e sentimentos despertados por cada cor para usar a favor da arte visual.

O que faz com que um consumidor tome a decisão de compra e se torne um cliente é o conjunto de ações planejadas pelo marketing. As cores agregam valor a cada campanha, desde que usadas da forma correta.

Em um restaurante, por exemplo, a predominância de cores como vermelho, amarelo e roxo, traz um misto de sentimentos. Ao mesmo tempo, é possível estimular a fome e incitar o mistério por trás de um cardápio ou prato especial da casa.

Já em um ambiente corporativo, que precisa transmitir confiança e seriedade, usar essas cores pode causar efeito contrário. Nesse caso, cores como azul, cinza, preto e branco, têm mais chances de conectar o público-alvo.

É fundamental que a equipe esteja alinhada e que o responsável pela arte visual tenha o máximo de informações possíveis. Assim, durante o processo de criação, é possível adicionar elementos significativos para o objetivo da conversão.

Seja um site, seja um blog ou material impresso, o público deve ter uma conexão visual imediata com a marca. Não se trata apenas de estética, mas de estratégia no uso adequado e equilibrado de cores, especialmente quando combinadas.

O exagero pode fazer sentido para um tipo de negócio e ser ineficaz para outro. Logo, priorize o conhecimento. A melhor cor é aquela que representa a essência da marca e consegue traduzir em tons o diálogo que se deseja ter com o público-alvo.

Quais são as dicas para usar a Psicologia das Cores?

A Psicologia das Cores é um estudo que permite ao marketing recorrer a diversos tons para se comunicar com consumidores e clientes. Uma cor pode ser usada em palavras ou dentro da arte visual de apresentação da marca.

Veja algumas dicas de como o marketing pode se valer da Psicologia das Cores para atrair o público e incentivar uma ação!

Conheça o público-alvo

Com quem a marca deseja dialogar? Conhecer bem o público, seus hábitos, dores e desejos, facilita a escolha das cores para o projeto de marketing.

Não adianta usar cores joviais para um público da maioridade ou querer chamar a atenção de adolescentes com tons muito frios e sóbrios. É preciso identificar o público majoritário, conhecer profundamente suas necessidades e aplicar as cores de modo atraente.

A forma como mulheres e homens reagem diverge em diversos aspectos, e com as cores não seria diferente. Logo, o uso da cor azul ou rosa, que sugere preferência masculina e feminina, deve deixar de lado esses paradigmas e fixar nos resultados almejados.

Analise a influência da cor

Sejam campanhas de curto prazo, seja estratégia de nutrição do relacionamento, as cores estabelecem o ritmo. Por exemplo, se o vermelho representa urgência e necessidade, ele pode ser usado na Black Friday, associado ao preto tradicional da campanha.

A chamada para as promoções e oportunidades ganha a atenção quando destacadas em vermelho. Essa cor estimula a paixão, e muitas vezes o consumidor tem o impulso de compra quando encontra aquele produto que tanto queria, por um preço acessível.

Já em ambientes corporativos, que demandam a construção de um relacionamento mais duradouro e confiável, as cores devem ser sóbrias. Mesmo que celebrar o fechamento de uma parceria e assinatura de um contrato seja um ato festivo, determinados negócios pedem tons neutros.

A personalidade dos gestores e da marca já dizem muito sobre como o marketing pode utilizar as cores. O planejamento estratégico do setor é primordial para acertar no uso de cores, imagens, tom de voz e conteúdo.

Faça combinações inteligentes

A mescla de cores quentes e frias pode resultar em uma arte visual interessante e atrativa, como também afugentar os consumidores. O conhecimento de cada cor e sensações que ela desperta vai ajudar o time designer a compor uma arte com a cara do negócio.

O significado das cores tem base nas mais diversas reações em contextos diferentes. Por isso, vale se deter em suas particularidades. As cores podem levar a sentimentos positivos ou negativos, dependendo da motivação para serem adicionadas.

A Psicologia das Cores é determinante para o posicionamento da marca no mercado e memória do seu público. No planejamento, as cores vão ajudar a definir de que forma e tempo se deseja que a empresa seja lembrada.

Tenha cuidado com o exagero

A ideia é causar emoção e não sentimentos que não ajudam o consumidor a se conectar com a marca. Portanto, é preciso evitar extravagâncias. No entanto, o exagero pode trazer bons resultados, quando a marca estiver vinculada à felicidade, energia e alegria.

Vale uma reflexão sobre o perfil do público e as reações que a empresa deseja provocar com a arte visual. Em campanhas digitais, por exemplo, pela quantidade de propagandas que disputam espaço na preferência do consumidor, vencerá a marca mais criativa.

Embora a informação seja importante, o apelo visual deve ser objetivo e claro para quem recebe a mensagem. O cérebro humano tem uma capacidade ímpar de pensar e interpretar o que vê, mas é preciso conduzir esse entendimento.

Cores embaralhadas, que “sujam” a arte e dizem pouco, podem fazer com que o consumidor desista de conferir algo da marca. Em vez de avançar e pesquisar mais informações, ele pode partir em busca de uma identidade visual mais fácil e simples.

Para se fazer lembrar em médio e longo prazo, a cor tem um poder decisivo. Ou seja, sempre que o público tiver contato, deve remeter imediatamente à marca. É um elemento precioso que, bem aplicado, contribui para excelentes resultados.

A Psicologia das Cores fornece uma base para a elaboração do projeto visual de marketing, mas é preciso discernimento. Quanto mais tempo se perder no aprendizado do uso das cores, maiores as chances de atração, conversão e fidelização do seu público.

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Resumindo

O que é Psicologia das Cores no marketing?

É a área da Psicologia que estuda o modo como o cérebro identifica e entende as sensações produzidas pelas cores. Os especialistas dedicados ao estudo descobriram em suas observações que as cores exercem influência sobre o comportamento humano.

Quais são as cores mais utilizadas nas estratégias de marketing das empresas?

As cores mais utilizadas são:
1. azul;
2. vermelha;
3. verde;
4. roxa ou violeta;
5. laranja;
6. amarela;
7. marrom;
8. rosa;
9. branca;
10. cinza;
11. preta.

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