Você sabia que a linguagem Python tem se popularizado cada vez mais entre os desenvolvedores e programadores? É isso mesmo!
Segundo índice da Tiobe, que atualiza mensalmente uma lista com as linguagens de programação mais populares, o Python vem crescendo exponencialmente. Inclusive, sua diferença de popularidade para o C e o Java tem diminuído consideravelmente, como divulgou o Canal Tech.
No relatório referente ao mês de julho de 2021, o Python ocupava a terceira posição, ficando atrás do C, linguagem mais popular, por apenas 0,67% e do Java, segunda linguagem mais popular, por 0,22%.
Se continuar nessa ascensão, há grandes chances, inclusive, dessa linguagem se tornar, em pouco tempo, a mais popular entre todas.
Em termos práticos, isso significa que os profissionais da área de TI e da Programação precisam conhecer tudo sobre o Python e se atualizarem constantemente para se adequarem e terem plenas condições de atender às novas demandas do mercado.
Por isso, a Remessa Online levantou todas as funções e informações essenciais sobre essa importante linguagem para que você, programador, desenvolvedor ou futuro profissional da área, possa estar por dentro de tudo e conquistar boas oportunidades!
O que é Python?
O Python é uma linguagem de programação lançada na década de 1990 pelo programador e matemático holandês Guido Van Rossum. Seu objetivo era facilitar a escrita de um código simples, limpo e legível pelos desenvolvedores.
Por essa razão, o Python contém aspectos que possibilitam a escrita de um mesmo requisito em menos linhas de código do que outras linguagens de programação.
Nesse sentido, essa é uma linguagem interpretada, com tipagem dinâmica e forte, orientação a objetos e multiparadigmas.
Ela pode ser utilizada em variadas circunstâncias, desde a construção de soluções web até aplicações que trabalham com o processamento de textos. Além disso, as aplicações para games, desktops e dispositivos móveis também fazem parte dos seus usos. Ou seja, ela é uma linguagem de propósito geral.
Convém mencionar ainda que o código do Python é aberto e sua utilização é gratuita, o que permite a colaboração de uma vasta comunidade ativa no aprimoramento dessa tecnologia.
Como funciona o Python?
Como anteriormente mencionado, para funcionar, o Python requer um código bem menor quando comparado há outras linguagens de programação. Isso quer dizer que ele demanda a escrita de menos elementos.
Além disso, o seu funcionamento se diferencia das demais linguagens devido ao seu conceito de variável. Em geral, em boa parte dessas linguagens, quando uma variável passa a ter um valor atribuído, elas carregam valores que são alocados em memória. Isso quer dizer que, quando seus valores são alterados, o valor na memória também o é. Entretanto, no Python, as variáveis armazenam endereços de memória e não os valores.
Ainda com relação ao funcionamento dessa linguagem, convém mencionar que uma variável não possui um tipo fixo, mas somente o tipo de conteúdo.
Ademais, ela conta com uma enorme coleção de pacotes, o PyPi. Tudo isso simplifica e facilita o desenvolvimento de programas através dessa linguagem pelos profissionais da área.
Para que serve essa linguagem?
Por ser uma linguagem de propósito geral, o Python pode ser aplicado em variadas circunstâncias, desde soluções simples até as mais complexas. Assim, listamos as principais para você conferir!
Desenvolvimento Web
Como você já deve saber, o desenvolvimento Web corresponde a todas as atividades para criar websites e aplicativos web-based. Nesse contexto, o Python pode atuar no server-side, ou seja, o código roda no servidor.
Isso quer dizer que o desenvolvedor pode construir aplicações web dinâmicas a partir de frameworks, sendo que os dois principais dessa linguagem são o Django e Flask.
Data Science e Big Data
O Python também pode ser empregado na visualização e análise de dados, o que contribui para que a criação de estratégias e a tomada de decisões nos mais variados negócios sejam mais assertivas.
Assim, o Python é comumente aplicado no Machine Learning, principalmente devido à sua simplicidade. Inclusive, essa linguagem é muito utilizada em bibliotecas matemáticas, como NumPy e SciPy.
Desenvolvimento de aplicativos
Por apresentar grande flexibilidade, simplicidade, velocidade, versatilidade, robustez e escalabilidade, o Python também pode ser utilizado para o desenvolvimento de aplicativos mobile ou de desktop do zero.
Além disso, ele conta com API de banco de dados e com a coleção de pacotes PyPi, o que facilita o trabalho do desenvolvedor para a criação de Apps.
Por todas essas características, ele é ótimo para projetos de escala empresarial que procuram se diferenciar com aplicativos inusitados.
Automação de Scripts
A automação de scripts é uma das maiores aplicabilidades do Python. Isso porque, por ser prático e rápido, ele contribui para a criação de pequenos programas que realizam tarefas automaticamente.
Dessa forma, essa linguagem faz com que os programas desempenhem de modo automático algumas tarefas que levariam horas para serem executadas caso fossem feitas manualmente.
Criação de jogos
Uma outra finalidade do Python é a criação de jogos interativos, uma vez que conta com extensões que aceleram o desenvolvimento e a execução desses.
Convém mencionar, inclusive, que algumas das bibliotecas amplamente utilizadas para essa finalidade, o PySoy e o PyGame, são baseadas nessa linguagem.
Quais versões existem no Python?
A primeira versão do Python, lançada em 1991, foi a 0.9.0. Nela, já havia muitos recursos, como classes com herança, tratamento de exceções, funções, entre outros.
Em 1994, a versão 1.0 surgiu, tendo sido implementada novas funcionalidades, como as ferramentas para programação funcional. Tempos após o lançamento da versão 1.2, foi lançada a 1.4, em 1995, que incorporou parâmetros nomeados e o suporte nativo a números complexos.
Já nos anos 2000, a versão 1.6 foi lançada e, pouco tempo depois, a 2.0. Essa última implementou a funcionalidade de linguagens funcionais, como SETL e Haskell, e um sistema de coletor de lixo que identificasse e tratasse os ciclos de referência.
Algum tempo depois, lançaram a versão 2.1, bem parecida com as versões 1.6. e 2.0. A versão 2.2, por sua vez, unificou os tipos de Python e classes em uma única hierarquia. Na versão 2.3 foi introduzido o pacote logging, e na 2.4, a sintaxe de decoradores que usa @.
Em outubro de 2008, foi lançada a versão 2.6, que incluiu as bibliotecas de multiprocessamento, JSON e E/S e uma nova forma de formatação de cadeias de caracteres. Ela já visava a transição para a versão 3.0.
Já em dezembro do mesmo ano, a versão 3.0 foi lançada. A partir dela, houve uma quebra de compatibilidade com as versões 2, para que fossem corrigidas algumas falhas.
A atual versão do Python é a 3.9. Entretanto, a Python Software Foundation ainda continua oferecendo suporte para algumas versões mais antigas.
Convém dizer que, além dessas versões mencionadas, existiram outras entre elas. Ademais, a numeração de qualquer uma ocorre da seguinte forma: A.B.C ou A.B.
Nesse sentido, “A” é o número da versão principal, que só é alterado quando ocorrem mudanças realmente importantes na linguagem, como no caso mencionado da versão 2 para 3.
“B”, por sua vez, é o número da versão menor, alterado quando ocorrem mudanças menores, ou seja, são mais estáveis e preservam as interfaces existentes. E, por fim, “C” é o micro-nível, sendo alterado apenas quando são corrigidos alguns meros erros.
Qual é a importância de aprender Python?
Todo desenvolvedor que deseja se manter ativo no mercado e conseguir boas colocações ou prestar serviços home office para importantes empresas internacionais, precisa aprender a linguagem Python.
Isso porque, como visto até aqui, ela tem se popularizado entre os desenvolvedores e também dentro de grandes companhias, como Google, Instagram, Amazon, Mozilla, NASA, IBM, Agência Central de Inteligência Americana (CIA), Pixar, Spotify e YouTube.
Vale dizer que, ter o seu domínio, não é mais um diferencial, mas sim um requisito importante na área de Tecnologia da Informação (TI).
Portanto, é imprescindível saber operá-la e sempre estar atualizado com relação às suas mudanças, tendo conhecimento das versões antigas que ainda são operadas em alguns lugares, mas também sabendo tudo sobre a interface da última versão, a 3.9.
Quais as vantagens dessa linguagem de programação?
Muito provavelmente você já percebeu que o Python apresenta inúmeras vantagens para o mundo da programação, não é verdade? Entretanto, para que você possa visualizar melhor todos esses benefícios, listamos eles logo abaixo.
1. Linguagem de propósito geral
Uma das principais vantagens do Python é ele ser uma linguagem versátil, que apresenta soluções para as mais variadas demandas, sejam elas em dispositivos móveis, desktops ou Web. Algumas delas, inclusive, você já viu neste artigo.
2. Ferramenta multiplataforma
O Python é uma linguagem que pode ser aplicada em Windows, Macintosh e Linux. Isso não apenas incrementa a sua versatilidade, como contribui para que ela seja explorada pelos mais diversos sistemas.
3. Linguagem acessível e simples
Como a quantidade de códigos para execução da linguagem é menor do que o dos concorrentes, se torna mais fácil e acessível operar o Python. Por isso, o desenvolvedor que ainda não sabe operá-lo não precisa se preocupar, pois em pouco tempo conseguirá absorver os comandos.
4. Projetos desenvolvidos com agilidade
Como os códigos são simples, limpos e menores, os projetos, consequentemente, podem ser desenvolvidos pelos profissionais com mais rapidez, praticidade e agilidade.
5. Comunicação com outras linguagens
O Python pode se comunicar com aplicações desenvolvidas em outras linguagens, como o Java e o C. Isso significa que o seu uso não traz incompatibilidade, o que contribui para a execução dos variados projetos.
6. Código aberto
Pelo fato de seu código ser aberto, o Python permite que a sua escrita seja colaborativa. Assim, é possível melhorar significativamente suas versões de forma constante por meio da cooperação da comunidade ativa, que possui muitos usuários, diga-se de passagem.
7. Grande número de bibliotecas
Devido à sua vasta comunidade, o Python apresenta uma grande quantidade de bibliotecas acessíveis, principalmente na área de Data Science. Isso, obviamente, contribui consideravelmente para o trabalho dos desenvolvedores.
8. Suporte de várias versões
Como mencionamos, a Python Software Foundation continua a oferecer suporte para algumas versões mais antigas dessa linguagem de programação. Nesse sentido, mesmo os desenvolvedores e empresas que ainda não puderam atualizar as suas, podem continuar contando com a ajuda especializada do suporte.
Por que Python está cada vez mais popular?
Embora já tenha 20 anos de existência, o Python tem se tornado mais popular nos últimos. Isso se explica, primeiramente, em razão das vantagens apresentadas anteriormente, como vasta quantidade de bibliotecas, sua simplicidade, versatilidade e legibilidade e ter um propósito geral.
Isso quer dizer que, desenvolvedores e empresas se sentem mais confortáveis em trabalhar com um recurso que possa ser utilizado em variadas demandas, que seja acessível e que possua ferramentas variadas para o aprimoramento dos trabalhos.
Precisa enviar ou receber pagamentos do exterior? Conheça as soluções da Remessa Online!
Conclusão
Como vimos neste conteúdo, o Python é uma linguagem de programação simples e acessível e que tem se popularizado consideravelmente no mundo da Tecnologia da Informação. Ela já é, simplesmente, a terceira colocada entre as mais populares e pode se tornar a primeira muito em breve.
Assim, em razão de todas as questões mencionadas aqui, grandes empresas internacionais têm aderido a essa linguagem como uma solução para as suas grandes e variadas demandas.
Portanto, conhecer e ter o domínio da linguagem Python é essencial para qualquer desenvolvedor e programador que pretenda, primeiramente, atuar na sua área, uma vez que saber operá-la é um requisito básico.
Consequentemente, ao saber como implementar essa linguagem nos sistemas e estar em constante aprendizado, torna-se possível ao profissional conquistar grandes oportunidades em empresas internacionais e renomadas. Você já imaginou, por exemplo, desenvolver um trabalho remoto para a Google ou para a Pixar?
Se a resposta for “sim”, saiba que a Remessa Online está pronta para te ajudar a receber o seu pagamento pela prestação de serviços internacionais, mas sem aqueles descontos impostos pelos bancos tradicionais e com completa transparência e segurança.
Por isso, não deixe de aproveitar este conteúdo como uma oportunidade para aprender ainda mais sobre o Python e de contar conosco para te auxiliar nessa nova e importante fase da sua vida profissional.