Quais são as três modalidades de drawback?

Business finance man calculating budget numbers, Invoices and financial adviser working.

Drawback é um regime aduaneiro especial que proporciona alguns benefícios para as empresas que exportam. Por meio das modalidades de drawback, a empresa consegue ter isenção ou suspensão dos tributos referentes a insumos importados. 

Optar por esse regime pode ser vantajoso para a sua empresa, mas para entender como você pode se beneficiar será necessário conhecer as três modalidades de drawback. Continue acompanhando o artigo e entenda melhor sobre cada uma delas. Confira!

Modalidades de drawback: conheça cada uma delas a seguir

Podemos definir o Drawback como um incentivo às exportações. Isso acontece por meio da oferta de melhores condições e competitividade para comercializar os produtos e serviços brasileiros no exterior. 

Os incentivos são divididos em modalidades conhecidas como suspensão, isenção e restituição dos tributos incidentes na importação de mercadorias. A seguir você vai conhecer melhor sobre cada uma dessas modalidades de Drawback. Acompanhe!

Isenção

A modalidade de isenção, como o nome já diz, refere-se à isenção de tributos que incidem sobre a importação de mercadoria (Imposto de Importação – II, Imposto sobre Produtos Industrializados -IPI, Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante – AFRMM). 

A isenção acontece em qualidade e quantidade equivalentes, destinada à reposição de mercadoria anteriormente importada com recolhimento integral dos tributos e utilizada na industrialização de produto exportado. A isenção é competência da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).

Suspensão

É a suspensão dos tributos que incidem sobre a operação de importação de mercadorias (Imposto de Importação – II, Imposto sobre os Produtos Industrializados – IPI, Imposto sobre a Circulação de Mercadorias – ICMS, Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante – AFRMM) a serem exportadas após beneficiamento ou destinada à fabricação, complementação, recondicionamento ou acondicionamento de outra a ser exportada. 

A suspensão dos tributos é concedida pelo Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) através da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).

Restituição

Essa modalidade envolve a restituição parcial ou total dos impostos pagos na importação de mercadorias (Imposto de Importação – II, Imposto sobre Produtos Industrializados -IPI) utilizadas na industrialização de produto exportado. A modalidade é concedida pela Receita Federal do Brasil.

Entender quais são as modalidades que permitem a isenção, suspensão ou restituição de tributos vai ajudar as empresas a ter um melhor planejamento tributário. Como consequência, poderão organizar suas finanças, investir mais no desenvolvimento de produtos e até em sua precificação. 

Além de entender melhor sobre as modalidades de drawback e como podem ajudar o seu negócio, contar com uma solução para receber por suas exportações é fundamental. 

A Remessa Online te ajuda a receber o pagamento de seus clientes de forma rápida, segura e fácil. O cliente só precisa fazer um cadastro no site e ainda terá acesso às melhores taxas do mercado. 

Conheça a plataforma e receba por suas exportações com a Remessa Online.

Related posts

Como emitir nota fiscal MEI: passo a passo e mais

Conta PJ Itaú: como abrir, custos e vantagens

Taxa aposta esportiva: como funciona, o que mudou e valores