Os processos de exportação precisam ser controlados e regulamentados pela Receita Federal. Para que isso seja possível, o órgão utiliza um radar de exportação, por onde todos os processos são registrados. O Radar Siscomex é um sistema importante para que a Receita Federal tenha acesso a dados contábeis, fiscais e aduaneiros em tempo real.
Por isso, todos os exportadores precisam ter um cadastro no radar da Receita Federal. Neste artigo, você vai saber tudo que precisa sobre o radar exportação e como utilizá-lo nos processos da sua empresa. Continue lendo e confira!
O Radar Siscomex é um sistema que faz o rastreamento de todos os processos aduaneiros de exportação. Por meio do Sistema Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros, a Receita Federal tem acesso aos dados contábeis, fiscais e aduaneiros da exportação em tempo real.
O radar tem um portal único, por onde é possível garantir que todas as informações sobre as atividades de comércio exterior do Brasil estão sendo registradas no banco de dados.
Assim, o radar exportação Siscomex, cria e estabelece os perfis de risco, auxilia na fiscalização e ajuda a identificar comportamentos que podem estar relacionados com fraudes.
O radar de exportação Siscomex reúne todos os dados das empresas que mantém relação de comércio com outros países em seu sistema. A plataforma única, chamada Radar Siscomex, faz todo o controle mercantil das fronteiras brasileiras.
Dessa forma, para ter e manter atividades comerciais internacionais, as empresas precisam fazer o cadastro no Radar Siscomex. Isso funciona tanto para quem vai exportar, quanto para quem vai importar. Apenas em casos de importação própria para o consumo que não é necessário fazer o cadastro no Siscomex.
Entenda o que é Siscomex e porque ele é importante!
Para se habilitar no Siscomex, a empresa pode se enquadrar em uma das quatro modalidades. Elas variam de acordo com o modelo de operação da empresa. Entenda melhor sobre cada uma delas para identificar a sua.
a. Constituídas sob a forma de sociedade anônima de capital aberto, bem como suas subsidiárias integrais;
b. Habilitadas a utilizar o Despacho Aduaneiro Expresso (Linha Azul);
c. Que atuem exclusivamente como pessoa jurídica encomendante;
d. Que realizem apenas importações de bens destinados à incorporação ao seu ativo permanente;
e. Que atuem no comércio exterior em valor de pequena monta, conforme definido no art; 2o, §§ 2o e 3o , da própria IN SRF nº 650/06, também incluído nessa modalidade o importador por conta e ordem de terceiros.
Valor de pequena monta são operações de comércio exterior com cobertura cambial, em cada período consecutivo de seis meses, até os seguintes limites:
I – trezentos mil dólares norte-americanos ou o equivalente em outra moeda para as exportações FOB (“Free on Board”); e
II – cento e cinqüenta mil dólares norte-americanos ou o equivalente em outra moeda para as importações CIF (“Cost, Insurance and Freight”).
Antes de iniciar o processo para se habilitar, certifique-se de que sua empresa está devidamente constituída e legalizada. O próximo passo é solicitar a habilitação para utilizar o Siscomex, você receberá uma senha para acessar o Radar. O Siscomex vai fazer uma análise prévia e liberar o acesso.
Veja o passo a passo para habilitar no Radar de exportação Siscomex:
Depois de fazer o cadastro simplificado no radar ou até mesmo depois de enviar os documentos para o radar e ter sua empresa habilitada, você poderá acessar o radar Siscomex.
Para isso, basta acessar o endereço https://portal.siscomex.gov.br/. Nesse portal, você vai acessar diversas informações, serviços e estatísticas sobre comércio exterior. Além de acessar outros sistemas de comércio exterior do governo.
Para acessar o radar da RFB (Receita Federal do Brasil), você precisa ter a habilitação do Radar Siscomex e possuir um Certificado Digital, que também é emitido no site da Receita Federal.
O Radar Siscomex determina alguns limites para atender perfis específicos de empresas. Por isso, o portal conta com exigências da sua própria regulamentação, veja quais são:
Um ponto importante é que não há limite para MEI é alto, mas a lei brasileira determina que o seu faturamento anual não ultrapasse o limite de R$ 81.000,00. É preciso ter atenção quanto a isso.
Se o limite do Radar Express for atingido antes de seis meses, o RADAR Siscomex bloqueia o registro de D.I. automaticamente, exigindo uma nova solicitação para a categoria seguinte.
Depois de tirar o radar da Receita Federal, você poderá cadastrar os despachantes aduaneiros. Você pode cadastrar mais de um despachante, que vai representar a sua empresa diante das autoridades aduaneiras e diante do Radar de exportação. O despachante aduaneiro também estará habilitado para registrar documentos eletrônicos em nome da sua empresa, como o DU-E, DUIMP etc.
Veja o passo a passo para registrar um despachante no Siscomex:
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