Empreendedores estão sempre à procura de formas para impulsionar a jornada de compra do seu negócio. Para chegar na etapa final de venda, é importante estabelecer uma relação com o cliente, ganhar sua confiança e aumentar a identificação do público com a marca. Uma forma de fazer isso é com o rapport, uma estratégia de comunicação de origem francesa que se baseia na empatia para se colocar no lugar da pessoa com quem se fala.
O rapport serve tanto para relações pessoais quanto profissionais, porque a compreensão do público, de suas necessidades e de suas vontades ajuda (e muito!) na hora de vender ou se comunicar com os outros. Quer saber mais sobre o rapport? Continue a leitura!
O rapport é uma técnica de comunicação que pode ser empregada em contextos pessoais ou profissionais para gerar identificação e construir um relacionamento forte com quem se fala. A proposta do rapport é, por meio da empatia, tornar a outra pessoa mais receptiva às suas mensagens.
A palavra rapport tem origem francesa e significa “criar uma relação”, “trazer de volta” ou “relatar”. A partir desse entendimento do outro, é possível criar uma conexão amigável e honesta, que facilita a comunicação.
Os 3 elementos do rapport são atenção, positividade e coordenação. Atenção significa expressar interesse pelo que o outro diz, enquanto positividade consiste em ter uma postura amigável e otimista com a pessoa. Por último, coordenação se refere à forma como você se expressa, seu tom de voz e postura corporal.
O sorriso é uma técnica para estabelecer o rapport, pois indica receptividade e otimismo, o que ajuda a fazer com que o outro se sinta mais confortável em conversar contigo.
Chamar a pessoa pelo nome demonstra que você a conhece e se importa com ela. Pode parecer irrelevante, mas a relação de familiaridade passada ao saber o nome de alguém é fundamental para criar uma relação de rapport.
Seja positivo, demonstre otimismo e ofereça soluções para a pessoa, se ela veio procurá-lo em busca de ajuda com algum problema ou necessidade. Isso transmite confiança e faz com que a pessoa tenha uma boa impressão de você.
A paciência é fundamental no uso do rapport se você está tentando convencer alguém ou pedir um favor. É importante que nenhum de vocês se sinta pressionado, e que a conversa seja tranquila. Demonstrar paciência e compreensão pode ser um diferencial para você no mercado de trabalho.
Procure formas de se identificar com a pessoa, seja pela região, idade, interesses em comum ou qualquer outro assunto. Essas conexões permitem que ela se abra mais para você, gerando uma relação mais forte.
O rapport é importante nas vendas porque torna o público mais receptivo ao seu produto ao alinhar a comunicação da marca com o cliente. O vendedor deve criar um laço forte com o cliente e mostrar que entende suas necessidades, além de ter disposição para solucioná-las. O uso do rapport resulta em mais vendas, mais ganhos e um consumidor fidelizado.
O rapport permite que a marca conheça melhor seu público, ao mesmo tempo que também permite que o cliente se identifique com você e seu produto. Assim, uma relação de confiança é estabelecida, e a jornada de compra se simplifica.
Estabelecer uma conexão com os consumidores pelo rapport ajuda a fidelizar os clientes, que podem indicar sua marca para outras pessoas. Um consumidor satisfeito, com uma boa experiência de compra, é o melhor tipo de estratégia de vendas que existe.
Ao ser vista como uma marca que se importa com os clientes e com a experiência de compra, graças ao rapport, você tem um negócio respeitado pelo público e pelo mercado.
O rapport aprimora as habilidades dos vendedores, pois eles melhoram sua comunicação, seu raciocínio, sua lógica e até seus conhecimentos de marketing, inclusive o marketing interativo. Como é preciso se adaptar às particularidades do público para personalizar o processo de compra, os vendedores também devem praticar suas soft skills para conhecer os clientes.
O uso do rapport por vendedores gera um aumento de vendas, de forma que toda vez que uma venda é convertida com um cliente satisfeito e feedbacks positivos, o trabalho também é impactado positivamente. Isso inspira e dá mais confiança aos vendedores de que estão fazendo um trabalho importante e de qualidade.
A técnica de espelhamento no rapport consiste em entender quais são os movimentos, tons, expressões, gestos e a linguagem do seu cliente. Com isso em mente, adapte sua abordagem de vendas para que a conversa seja harmoniosa e frutífera. Não imite seu público, mas se adapte a como ele age, pensa e entende o mundo.
Uma forma de fazer isso é entender se seu cliente é introspectivo ou extrovertido, por exemplo. Se ele for mais falante e aberto, tenha uma comunicação mais incisiva e, se ele for introvertido, procure ser menos agressivo em sua abordagem.
O quick win é uma técnica do rapport empregada para mostrar, já na primeira conexão com o cliente, que você sabe do que está falando. Ao mandar uma mensagem ou começar uma conversa, procure oferecer dicas para melhorar a vida do cliente.
Chamar os clientes pelo nome quebra a primeira barreira de qualquer comunicação, afinal, vocês param de ser estranhos. Use o nome do consumidor já no início da conversa e, se não souber, pergunte. Assim, o rapport permite que você também demonstre sua atenciosidade e personalidade.
Independentemente do problema do cliente, procure formas de trazer soluções e otimismo para ele com o rapport. Se o produto der um problema ou se o consumidor não conseguir arcar com suas próprias contas, ofereça alternativas para mitigar a situação. O otimismo é fundamental para trazer segurança ao cliente e à sua marca.
O cliente precisa se sentir seguro e cuidado pelo vendedor, então é importante que a marca sempre o trate com paciência. Se o lead não concluir a venda agora ou amanhã, faça o follow-up e procure formas de fechar o negócio. Às vezes o consumidor só precisa de um “empurrãozinho”.
Todo cliente é diferente, então, todo processo de venda também deve ser personalizado. Para isso, procure ter um tom natural na abordagem com o rapport, que não assuste ao consumidor e que mostre que você é a pessoa certa para sanar o problema. Pratique diferentes tons, desde animados até os mais sóbrios, para que você possa adequar o uso deles conforme o cliente.
Quanto mais informações do cliente o vendedor tiver antes de abordar com o rapport, melhor será o processo de compra. Procure criar um ambiente acolhedor onde o cliente saiba que será cuidado. Tenha em mente o público que usualmente procura seu produto e qual o histórico dele com a marca.
O rapport é um benefício para qualquer negócio que procura formas de crescer no mercado. A técnica, de origem francesa, era a princípio empregada na psicologia e agora pode ser usada para alavancar suas vendas.
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Fazer um rapport é usar uma técnica de comunicação para criar uma conexão entre pessoas. A palavra tem origem francesa e significa “criar relações” ou “retorno”, sendo assim usada como um sinônimo para a empatia necessária para que a comunicação aconteça de maneira descomplicada.
Os 3 principais elementos do rapport são a atenção, atitude positiva e sincronia entre as partes. Esses pontos vão ajudar a criar uma relação de empatia entre os envolvidos, que poderão se identificar melhor um com o outro.
1. Sorria sempre para demonstrar interesse no outro.
2. Chame a pessoa pelo nome sempre que possível.
3. Seja otimista e ofereça soluções para a pessoa.
4. Tenha paciência e compreensão para deixar a pessoa confortável.
5. Procure formas de se identificar com a pessoa.
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