Para começo de conversa, o Brasil está com os holofotes sobre si por conta das dificuldades enfrentadas para iniciar a vacinação. EUA já deram esse passo, Reino Unido também. União Europeia está prestes a definir a data de início, mas já está com os planos definidos.
Até o início da semana, o Governo Federal não tinha plano de vacinação, não havia iniciado licitação alguma e isso gerou um grande desconforto, de tal sorte que o governo passou a ser constantemente cobrado e um plano sem muitos detalhes veio à tona.
Ainda não está claro como isso será conduzido, mas agora ao menos o governo tem algo. Por outro lado, o Brasil tem sua participação na ONU ameaçada por não ter cumprido com sua contribuição no fundo que mantém a instituição. Caso isso ocorra, encerraremos 2020 com um problema diplomático sem igual.
Em meio a esse cenário, a moeda americana abriu a segunda-feira (14), cotada a R$ 5,0424. Por outro lado, nesta sexta-feira (18), a moeda abriu o pregão cotada a R$ 5,0592. Com isso, vimos uma depreciação do Real de aproximadamente 0,33% ao longo desta semana.
Confira o De Olho no Câmbio #102, a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Euro.