Real vs Dólar em 08 de janeiro de 2021: depreciação do Real

O ano de 2021 começou com polêmicas e grandes preocupações. O presidente Donald Trump ainda não aceita o resultado do pleito e, em linha com sua insatisfação, incitou seus apoiadores a invadirem o Capitólio, local onde fica a Câmara dos Deputados e o Senado. 

Durante a invasão, o Congresso ratificava a vitória de Joe Biden, último procedimento antes da passagem de bastão de Trump para Biden. Claramente, a invasão é uma afronta à democracia tão defendida pelos EUA e, por conta disto, na quinta-feira (5) ecoou pelo mundo a possibilidade de afastamento antecipado de Trump.

Complementarmente, não podemos esquecer que com a eleição para o Senado concluída, agora os democratas possuem maioria nas duas casas legislativas, abrindo espaço para uma atuação mais tranquila por parte do presidente eleito Joe Biden.

E enquanto se discute se o afastamento de Trump é uma alternativa viável ou não, aqui no Brasil o Instituto Butantan divulgou a eficácia da vacina contra o Covid-19 produzida em parceria com a chinesa Sinovac. Felizmente os resultados foram de 100% de eficácia em casos graves. 

Em meio a esse cenário, a moeda americana abriu a segunda-feira (4), cotada a R$ 5,1351. Por outro lado, nesta sexta-feira (8), a moeda abriu o pregão cotada a R$ 5,4108. Com isso, vimos uma forte depreciação do Real de aproximadamente 5,36% ao longo desta semana. 

Confira o De Olho no Câmbio #103, a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Euro.

Related posts

Dólar hoje (10/01): moeda sobe com IPCA acima da meta e dados fortes de emprego nos EUA

De Olho no Câmbio #311: O voo da galinha

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?