As expectativas estavam muito elevadas, mas, finalmente, aconteceu a Cúpula do Clima de 2021 convocada pelo presidente estadunidense Joe Biden.
Líderes de mais de 40 países responsáveis por quase 80% das emissões de globais participaram nesta quinta (22) do 1º dia da cúpula organizada pelo governo dos EUA, que deve encerrar nesta sexta (23).
O objetivo da cúpula, que antecede a COP 26, que acontecerá em novembro, é retomar a urgência da discussão sobre o clima, mas também retomar o protagonismo dos EUA nessas discussões.
Por fim, é fundamental destacar que desde 1992, o Brasil tem sido peça chave no debate ambiental, quando sediou a Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente – a ECO-92. Contudo esse protagonismo foi sendo perdido, especialmente a partir de 2019, quando a taxa de desmatamento no país subiu de maneira expressiva.
Em meio a esse cenário, a moeda estadunidense abriu a segunda-feira (19), cotada a R$ 5,5873. Por outro lado, nesta sexta-feira (23), a moeda abriu o pregão cotada a R$ 5,4461. Com isso, vimos uma apreciação do Real de aproximadamente 2,53% ao longo desta semana.