A semana que passou foi um pouco mais tranquila em termos de indicadores econômicos e mesmo dentro do ambiente político. Ao menos, tranquilo do ponto de vista do “novo normal”.
No Brasil, Banco Central divulgou em meados da semana o resultado do IBC-Br, a prévia do PIB. O dado referente ao mês de julho foi positivo, mas inferior às expectativas do mercado: resultado efetivo de 2,15% contra uma expectativa de 3,4%.
Ainda assim, economistas e analistas esperam um terceiro trimestre positivo economicamente, em função da retomada das atividades econômicas pelo país após a profunda queda no trimestre anterior.
No mais, Banco Central do Brasil e Federal Reserve divulgaram as decisões de política monetária e, por ora, sem mudanças. As taxas de juros seguem no mesmo patamar: 0,25% nos EUA e 2% no Brasil.
A moeda americana abriu a semana, na segunda-feira (14), cotada a R$ 5,3191, patamar 1,5% menor em comparação com a abertura da semana anterior. Por outro lado, nesta sexta-feira (18), a moeda americana abriu cotada a R$ 5,2397. Com isso, vimos uma apreciação do Real de 1,49% ao longo desta semana.
Confira o De Olho no Câmbio #89, a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.