Nesta semana mais curta com feriado e, para alguns, com o mega feriado que começou na sexta passada (26/3), é inevitável não colocar a situação brasileira no centro da nossa leitura.
Além do pedido de demissão do Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que abriu espaço para o diplomata de carreira, Carlos França, assumir o posto, outras mudanças abalaram o Planalto.
Outros cinco ministros foram substituídos, quais sejam,
- na Casa Civil, o General Luiz Eduardo Ramos, no lugar de Braga Netto;
- na Justiça e Segurança Pública, o Delegado da Polícia Federal Anderson Gustavo Torres;
- na Defesa, o General Braga Netto, no lugar de Azevedo e Silva;
- na Secretaria de Governo: deputada federal Flávia Arruda (PL-DF);
- e na Advocacia-Geral da União (AGU): André Mendonça, no lugar de José Levi Mello.
As mudanças são significativas, especialmente por abrir espaço para o centrão no executivo com a deputada Flávia Arruda, ligada ao grupo do presidente da Câmara.
Mas ainda mais impactante foi a demissão quase que imediata do comando das Forças Armadas: Edson Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antônio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica).
Esta foi a primeira vez desde 1985, portanto, desde a retomada do regime democrático, que os comandantes das três Forças Armadas deixam o cargo ao mesmo tempo sem ser em período de troca de governo.
Mas não podemos deixar de lado também o anúncio de mais um pacote de mais 2 trilhões de dólares do governo Biden para fazer frente à combalida economia impactada pela pandemia.
A proposta contempla investimentos em infraestrutura para gerar empregos e movimentar a economia, além do aumento do imposto sobre lucros corporativos. Apesar de ter sido recebida com alguma resistência, parlamentares concordam que são ações necessárias.
Em meio a esse cenário, a moeda estadunidense abriu a segunda-feira (29), cotada a R$ 5,755. Por outro lado, nesta quinta-feira (1), a moeda abriu o pregão cotada a R$ 5,7740. Com isso, vimos uma depreciação do Real de aproximadamente 0,33% ao longo desta semana.