A União Europeia também passa por uma transição de liderança nesse final de ano. O primeiro-ministro de Portugal, Antonio Costa, esteve reunido com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, a um mês de Portugal assumir a presidência semestral do Conselho da União Europeia.
A preocupação permanece em torno do crescimento do bloco e do compromisso com o uso adequado do orçamento da União Europeia para combater a pandemia, bem como fomentar o crescimento econômico.
Nesse sentido, o Comissário de Economia, Paolo Gentiloni, anunciou nesta sexta-feira (4) que a União Europeia vai avançar com seu pacote financeiro de 1,8 trilhão de euros para impulsionar a economia do bloco afetada pela Covid-19.
O tema é desafiador, pois Hungria e Polônia tentam vetar o projeto, por não chegarem em um acordo acerca de uma das cláusulas que condiciona o acesso ao dinheiro ao respeito do Estado de Direito.
Nesse contexto, o Euro abriu o pregão de segunda-feira (30) cotado a R$ 6,3902. Trata-se de patamar de abertura semanal 1,02% menor do que o registrado na semana anterior, indicando apreciação do Real entre uma semana e outra.
E o movimento permaneceu ao longo da semana, uma vez que na abertura desta sexta-feira (4), a cotação foi de R$ 6,2579. Estamos falando, portanto, de uma apreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 2,07%.
Confira o De Olho no Câmbio #100, a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Dólar.