Na Europa, de modo similar aos EUA, apesar da pandemia, as coisas parecem estar nos trilhos, haja vista que esta semana os dados divulgados sobre varejo e inflação foram melhores do que as expectativas.
O índice de preços ao consumidor subiu mais do que o esperado pelo mercado no mês de janeiro em meio ao aumento dos custos da energia e de um imposto na Alemanha, apresentando um potencial desafio de comunicação para o Banco Central Europeu (BCE).
Completamente, os dados das vendas no varejo recuperaram mais do que o esperado em dezembro, uma vez que as compras de Natal de roupas e calçados impulsionaram o comércio, segundo o escritório de estatísticas do bloco.
Nesse contexto, o Euro abriu o pregão de segunda-feira (1) cotado a R$ 6,6321. Mas na abertura desta sexta-feira (5), a cotação foi de R$ 6,4942. Estamos falando, portanto, de uma apreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 2,08%.
Na comparação do Euro com o Dólar (GBP/USD), o Dólar ganhou força ao longo da semana. O Euro, portanto, se enfraqueceu aproximadamente 1,43%.
Confira o De Olho no Câmbio #107, a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Dólar.