A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), após revisão, determinou que a vacina de Oxford é segura e eficaz. A notícia foi bem recebida pelo mercado.
Paralelamente, a UE apresentou nesta semana o projeto que propõe o que está sendo chamado de “passaporte de vacinação”. A proposta do documento é facilitar o acompanhamento de quem está caindo ou não. Com isso, a UE entende que o bloco estará preparado para o turismo novamente.
Por fim, a UE também optou por manter estímulos econômicos, no caso, até 2022. A ideia é manter o impulso fiscal em 2021 e 22, para evitar falências e destruição de empregos, independente da dívida pública que esses estímulos trarão. Esse é um problema futuro.
Apesar do acordo, o Euro abriu o pregão de segunda-feira (15) cotado a R$ 6,6350. Mas na abertura desta sexta-feira (19), a cotação foi de R$ 6,6270. Estamos falando, portanto, de uma apreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 0,12%.
Na comparação do Euro com o Dólar (GBP/USD), o Dólar se fortaleceu ao longo da semana. O Euro, portanto, perdeu valor em aproximadamente 0,28%.