Um evento bastante significativo impactou a região europeia: um navio gigantesco simplesmente encalhou na terça-feira (23) no Canal de Suez, localizado no Egito, entre o mar Mediterrâneo e o mar Vermelho. O canal é importante via de escoamento de produtos europeus para a Ásia, Oceania e países do Oeste africano.
Cerca de 12% de todo o comércio global passa pelo canal e, portanto, o impacto dessa interrupção do fluxo deve ser grande. A única boa alternativa ao Canal de Suez é o Cabo da Boa Esperança, no sul da África, que acrescenta duas semanas às viagens entre os dois continentes.
Além do encalhamento do navio Ever Given, a União Europeia prossegue discutindo o acordo com o Mercosul. Desde o início do ano, com a liderança de Portugal do bloco europeu, o tema veio à tona.
Segundo analistas, Portugal tenta convencer o restante do bloco da importância do acordo com o Mercosul, mas especialmente a França demonstra grande resistência face à política ambiental do Brasil e à gestão do desmatamento na Amazônia.
A União Europeia trabalha numa espécie de “contraproposta” ao documento finalizado e aprovado em 2019, com o objetivo de lidar, entre outros temas, com as insatisfações europeias quanto à questão ambiental.
Nesse contexto, o Euro abriu o pregão de segunda-feira (22) cotado a R$ 6,5234. Mas na abertura desta sexta-feira (26), a cotação foi de R$ 6,6525. Estamos falando, portanto, de uma depreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 1,98%.
Na comparação do Euro com o Dólar (GBP/USD), o Dólar se fortaleceu ao longo da semana. O Euro, portanto, perdeu valor em aproximadamente 1,04%.