Um leve otimismo nas últimas semanas dá espaço à preocupação na Zona do Euro. O principal fato da semana foi a reentrada do bloco em recessão técnica no intervalo de um ano.
Apesar da recessão decorrente do recuo de 0,6% do PIB no comparativo trimestral, o que representa uma queda de 1,8% em relação ao mesmo período de 2020, muitos analistas não atribuem a queda à falta de potência da economia europeia, mas especialmente às restrições adicionais impostas no primeiro trimestre de 2021.
Por esta razão, ainda que existam preocupações legítimas decorrentes do resultado, economistas e analistas se mantêm confiantes com a recuperação europeia. economistas dizem que ela agora está firmemente estabelecida num caminho de recuperação.
Alguns dados reforçam esta leitura, como a confiança econômica do bloco, que aumentou em abril em função das campanhas de vacinação contra o coronavírus que ganharam velocidade. A pesquisa sentimento da Comissão Europeia mostrou alta do otimismo para 110,3 pontos em abril em comparação com os 100,9 pontos registrados em março.
Em meio a esse contexto, o Euro abriu o pregão de segunda-feira (26) cotado a R$ 6,6195. Mas na abertura desta sexta-feira (30), a cotação foi de R$ 6,4738. Estamos falando, portanto, de uma apreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 2,20%.
Na comparação entre o Euro e o Dólar (GBP/USD), a moeda estadunidense enfraqueceu novamente ao longo da semana. O Euro, por sua vez, ganhou valor em aproximadamente 0,29%.