Para além do avanço do número de casos de Covid-19 no velho continente, é importante destacar que o ponto alto desta semana foi o resultado do PIB do terceiro trimestre.
Após uma queda abrupta no segundo trimestre e expectativas pessimistas para o restante do ano, O PIB da zona do euro cresceu 12,6% em comparação ao trimestre anterior, de acordo com a agência de estatísticas do bloco, a Eurostat. O resultado é ligeiramente inferior aos 12,7% estimados na primeira prévia divulgada anteriormente. É a expansão trimestral mais acentuada da série histórica que tem início em 1995 e sucede a queda também recorde de 11,8% no segundo trimestre.
Nesse contexto, o Euro abriu o pregão de segunda-feira (9) cotado a R$ 6,3744. Trata-se de patamar de abertura semanal 4,66% menor do que o registrado na semana anterior, mostrando intensa apreciação do Real entre uma semana e outra.
Contudo, na abertura desta sexta-feira (13), a cotação foi de R$ 6,4433. Estamos falando, portanto, de uma depreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 1%. Mas com relação ao Dólar (EUR/USD), a moeda europeia se enfraqueceu aproximadamente 0,66%.
Confira o De Olho no Câmbio #97, a relação Real vs Dólar e do Real vs Libra Esterlina.