Na Zona do Euro, o ponto alto foi a decisão de política monetária. Esta reunião não trouxe muitas surpresas em termos das ações do Banco Central Europeu (BCE). A política monetária segue inalterada, inclusive, com a manutenção do programa de compras emergenciais de títulos de dívida dos países do grupo, no montante de 1,35 trilhões de euros.
Por outro lado, o que mais chamou a atenção foi o destaque que a presidente do BCE, Christine Lagarde, deu aos cuidados que a instituição precisa ter para pavimentar a retomada do crescimento. Segundo Lagarde, a recuperação da economia europeia “está incompleta e irregular”, o que foi interpretado por diversos analistas como a possibilidade de mais estímulos em breve.
Sob essa perspectiva, o Euro abriu o pregão de terça-feira (8) cotado a R$ 6,2628. Trata-se de patamar de abertura semanal 2,33% menor do que o registrado em 31 de agosto, mostrando forte apreciação do Real entre uma semana e outra.
Por outro lado, na abertura desta sexta-feira (11), a cotação foi de R$ 6,2919. Estamos falando, portanto, de uma depreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 0,46%. Com relação ao Dólar (EUR/USD), a moeda europeia se enfraqueceu aproximadamente 0,08%, basicamente, mantendo a tendência das semanas anteriores.
Confira o De Olho no Câmbio #88, a relação Real vs Dólar e do Real vs Libra Esterlina.