Em meio às preocupações com a pandemia, o Reino Unido é primeira nação no Ocidente a autorizar a vacina contra covid-19, resultado da aliança entre a Pfizer e a alemã BioNTech.
Segundo a autorização do governo, as vacinas já poderão começar a ser aplicadas na população britânica a partir da semana do dia 7 de dezembro. Segundo técnicos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a medida adotada pelo governo britânico abre uma nova era e a possibilidade de uma imunização em massa.
Adicionalmente, o Reino Unido anunciou sua nova meta de redução de emissões: 68% dos gases de efeito estufa até 2030 em relação aos níveis de 1990. É o maior compromisso de corte entre as grandes economias.
Nesse contexto, a Libra Esterlina abriu o pregão de segunda-feira (30) cotada a R$ 7,1151. Contudo, na abertura do pregão de sexta-feira (4), a cotação registrada da Libra foi de R$ 6,931.
Trata-se de movimento de apreciação do Real em relação a moeda britânica de aproximadamente 2,59%. Na comparação da Libra com o Dólar (GBP/USD), a Libra ganhou força ao longo da semana. O dólar, portanto, se enfraqueceu aproximadamente 1,04%.
Confira o De Olho no Câmbio #100, a relação Real vs Euro e do Real vs Dólar.