A economia britânica sofreu a maior queda de sua atividade desde 1709, ano em que o Reino Unido foi fortemente impactado pelo inverno gelado que se registrou na Europa. Na ocasião, a história registra que a estação destruiu praticamente todas as plantações do país.
A economia do Reino Unido encolheu 9,9% em 2020, contudo, para trazer certo alento, em dezembro, o produto interno bruto cresceu 1,2%, após contração de 2,3% em novembro, devido ao abrandamento de algumas restrições na pandemia.
Com as novas restrições impostas até o final de março, a economia britânica deve ter novos resultados negativos nesse começo de 2021. Adicionalmente, a Comissão Europeia estima que o custo do Brexit ainda deve ser mais severo para o Reino Unido em torno de quatro vezes.
Enquanto a perda econômica para a União Europeia pode girar em torno de 40 bilhões de euros em dois anos, a Comissão avalia que as barreiras ao comércio com o Reino Unido ainda permaneceram e viriam com um custo mais pesado para os britânicos.
Em meio a isso, a Libra Esterlina abriu o pregão de segunda-feira (8) cotada a R$ 7,3734. Contudo, na abertura do pregão de sexta-feira (12), a cotação registrada da Libra foi de R$ 7,4123. Trata-se de movimento de depreciação do Real em relação à moeda britânica de aproximadamente 0,53%.
Na comparação da Libra com o Dólar (GBP/USD), o Dólar perdeu força ao longo da semana. A Libra, portanto, se enfraqueceu aproximadamente 0,6%.
Confira o De Olho no Câmbio #108, a relação Real vs Euro e do Real vs Dólar.