Após o anúncio de novos estímulos nas últimas semanas, o Reino Unido já começa a dar indícios de estabilidade. O presidente do Banco da Inglaterra, por exemplo, Andrew Bailey, afirmou estar mais otimista sobre a economia, mas com muita cautela.
Basicamente, sua leitura é de que o recente aumento dos juros por vários bancos centrais é consistente com as perspectivas de recuperação das perdas provocadas pela pandemia.
Por fim, apesar das perspectivas, o Reino Unido ainda peca em alguns pontos do combate ao vírus como, por exemplo, a escassez de vacina em algumas regiões do país. Por um lado, é natural, uma vez que indica que a vacinação está caminhando, por outro lado, também representa um prolongamento da pandemia.
Em meio a isso, a Libra Esterlina abriu o pregão de segunda-feira (15) cotada a R$ 7,7284. Contudo, na abertura do pregão de sexta-feira (19), a cotação registrada da Libra foi de R$ 7,7419. Trata-se de uma depreciação do Real em relação à moeda britânica de aproximadamente 0,17%.
Na comparação da Libra com o Dólar (GBP/USD), as moedas ficaram praticamente no “zero a zero” ao longo da semana.