Esta semana, o Banco da Inglaterra também decidiu sua taxa básica de juros. A exemplo dos pares, o BoE manteve em 0,1% a taxa de juros. E, de modo análogo ao Banco Central Europeu, também manteve o seu programa de recompra de títulos, mas no montante de 745 bilhões de libras esterlinas.
Contudo, a situação britânica continua a preocupar, não somente pelas decisões do premiê Boris Johnson, mas particularmente pelo avanço dos casos de COVID-19 que colocam em xeque a sustentabilidade da reabertura da economia, portanto, do próprio crescimento econômico.
Nesse contexto, a Libra Esterlina abriu o pregão de segunda-feira (14) cotada a R$ 6,8060. Contudo, na abertura do pregão de sexta-feira (18), a cotação registrada da Libra foi de R$ 6,7997.
Trata-se de movimento de leve apreciação do Real em relação a moeda britânica, de aproximadamente 0,09%, seguindo a tendência da semana anterior. Na comparação da Libra com o Dólar (GBP/USD), a Libra ganhou força ao longo da semana, muito em função das expectativas com a economia estadunidense. O dólar, por sua vez, enfraqueceu aproximadamente 1,36%.
Confira o De Olho no Câmbio #89, a relação Real vs Euro e do Real vs Dólar.