Real x dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$4,874 na segunda-feira (10/jul), um nível 1,6% maior que a abertura da semana anterior (03/jul). A cotação da moeda estrangeira registrou queda ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (14/jul) cotado a R$4,797, patamar 1,4% menor que a abertura da sexta-feira anterior (07/jun). Entre as aberturas desta sexta (14) e da última segunda-feira (10), vimos uma valorização do real em relação ao dólar de 1,5%.

O real começou a semana estendendo as perdas para o dólar norte-americano. A cotação continuou a sentir os efeitos dos dados divulgados ao longo da semana anterior, em especial a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, que demonstrou as intenções de parte dos membros do comitê de continuar a elevação da taxa de juros.

Os indicadores apresentados ao longo desta semana, porém, iniciaram uma reversão de tendência a favor do real, que passou a se valorizar ao longo dos últimos dias.

Em especial, pode-se citar os dados de inflação tanto para o Brasil quanto para os Estados Unidos, que em ambos os casos apontam para uma redução das pressões inflacionárias que ambos os países vivenciaram nos últimos meses. A diferença, porém, é que enquanto o Brasil conseguiu uma deflação de -0,08% ao longo de junho, a economia americana apenas desacelerou sua inflação, mas a mesma ainda se mantém acima da meta definida pelo Federal Reserve.

Um controle mais efetivo do nível de preços pelo Banco Central brasileiro impulsionou as expectativas do mercado, levando a uma valorização do real nos últimos dias.

Confira no De Olho no Câmbio #233 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

De Olho no Câmbio #304: Euro se prepara para uma forte rodada de desvalorização

Paridade Euro-Dólar à caminho

Dia será marcado por novos acertos para o pacote fiscal