Começamos a semana com o dólar cotado a R$4,806 na segunda-feira (17/jul), um nível 1,86% menor que a abertura da semana anterior (10/jul). A cotação da moeda estrangeira registrou uma pequena queda ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (21/jul) cotado a R$4,802, patamar 0,27% maior que a abertura da sexta-feira anterior (14/jul). Entre as aberturas desta sexta (21) e da segunda-feira da semana anterior (10), vimos uma valorização do real em relação ao dólar de 1,94%.
Após uma tendência de valorização na semana anterior, o real manteve-se relativamente estável nos últimos dias. Nesse período, a economia americana forneceu alguns sinais de desaceleração, indicando que a política monetária do Federal Reserve pode finalmente apresentar os resultados desejados.
Ao mesmo tempo, o cenário econômico brasileiro observou alguns sinais ambíguos. Após um resultado surpreendente no PIB do primeiro trimestre, em decorrência principalmente da safra recorde do período 2022/2023, os dados divulgados do IBC-Br apontaram uma queda de 2% no nível da atividade econômica em maio.
Apesar de ambos os países apresentarem alguns dados que apontam para desaceleração, o Brasil possui os melhores resultados em relação aos níveis de preços. Enquanto os Estados Unidos continua a sofrer com pressões inflacionárias acima da meta, os indicadores brasileiros divulgados nesta semana, como o IGP-10 e a segunda prévia do IGP-M, apontam novamente para deflação ao longo do mês.
Mesmo com os últimos resultados, a economia brasileira dá sinais ambíguos, com múltiplos indicadores apontando direções opostas nos últimos meses. Os EUA, por outro lado, parecem seguir uma trajetória certa para a desaceleração. Resta agora saber se no fim de tal caminho está o pouso suave desejado pelo Fed ou uma recessão.
Nesse contexto, a superioridade demonstrada pelo Brasil ao lidar com sua inflação pode ser o diferencial que beneficie a moeda brasileira e leve o real a se valorizar mais.
Confira no De Olho no Câmbio #234 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!