Começamos a semana com o dólar cotado a R$4,9684 na segunda-feira (21/ago), um nível 1,4% maior que a abertura da semana anterior (14/ago). A cotação da moeda estrangeira registrou diminuição ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (25/ago) cotado a R$4,8728, patamar 2,3% menor que a abertura da sexta-feira anterior (18/ago). Entre as aberturas desta sexta (25) e da segunda-feira da semana anterior (14), vimos uma valorização do real em relação ao dólar de 0,6%.
Mesmo em uma semana fraca no quesito de indicadores, a moeda brasileira retomou a tendência de valorização, recuperando parte do terreno perdido nas últimas semanas.
O movimento ocorreu após a aprovação dos projetos do novo marco fiscal na Câmara dos Deputados. A aprovação da matéria se deu de forma tranquila e com ampla vantagem, uma vez que os deputados retiraram do texto um elemento que garantiria um volume de gastos maior para o ano de 2024. A aprovação do texto sobre o voto de qualidade no Carf na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal também ajudou a provocar o movimento de valorização do Real.
Ao mesmo tempo, no setor externo, os dados dos PMIs compostos sugerem queda nas principais economias, incluindo a americana. Saindo de 52 para 50,4 pontos, o indicador, ainda que preliminar, aponta para uma desaceleração econômica nos Estados Unidos.
Os números advindos dos EUA vêm se mostrando consideravelmente ambíguos nas semanas anteriores; enquanto alguns resultados, como a produção industrial e as vendas do varejo, apontam para uma economia aquecida, outros mostram um modesto arrefecimento.
No atual contexto, onde não está clara qual será a próxima decisão do Federal Reserve acerca da taxa de juros, todo e qualquer indicador acaba por ganhar um peso desproporcional nas perspectivas de curto prazo.
Confira no De Olho no Câmbio #239 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!