Começamos a semana com o dólar cotado a R$4,8717 na segunda-feira (28/ago), um nível 1,9% maior que a abertura da semana anterior (21/ago). A cotação da moeda estrangeira registrou elevação ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (01/set) cotado a R$4,9546, patamar 1,7% maior que a abertura da sexta-feira anterior (25/ago). Entre as aberturas desta sexta (01) e da segunda-feira da semana anterior (21), vimos uma valorização do real em relação ao dólar de 0,3%.
A última semana de agosto apresentou alguns indícios de desaquecimento moderado da economia americana.
A leitura do PIB para o segundo trimestre, ainda que preliminar, apontou para um crescimento de 2,1%, abaixo das projeções do mercado, que mantinham-se em torno de 2,4%. O resultado foi oposto ao produto brasileiro para o mesmo período, que surpreendeu ao demonstrar um crescimento de 0,9%.
No mercado de trabalho, os dados dos Estados Unidos também indicam um leve arrefecimento, com a taxa de desemprego avançando de 3,5% para 3,8%. Novamente, o movimento destoa do que foi visto no Brasil, onde o percentual de desempregados recuou para 7,9%.
Apesar de tais resultados, o futuro da política monetária americana permanece nebulosa. Com a decisão de juros do Federal Reserve pairando sobre os mercados, qualquer pequena novidade pode ser o suficiente para produzir um forte impacto nas percepções dos agentes e, consequentemente, no câmbio.
Confira no De Olho no Câmbio #240 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!