Real x dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$4,9352 na segunda-feira (25/set), um nível 1,4% maior que a abertura da semana anterior (18/set). A cotação da moeda estrangeira registrou elevação ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (29/set) cotado a R$5,0333, patamar 2,1% maior que a abertura da sexta-feira anterior (22/set). Entre as aberturas desta sexta (29) e da segunda-feira da semana anterior (18/set), vimos uma desvalorização do real em relação ao dólar de 3,4%.

De forma similar ao ocorrido em agosto, o dólar apresentou uma forte valorização frente ao real pouco mais de uma semana após a decisão de política monetária, que optou por reduzir a Selic em 0,50% no último dia 20. O movimento também foi influenciado pelas declarações dos membros do Federal Reserve, que embora tenham mantido os juros inalterados, sinalizaram que eles devem permanecer neste patamar, ou acima dele, pela maior parte de 2024.

E a possibilidade de taxas maiores não apenas existe, como é considerável. Além das declarações das autoridades monetárias, a maioria dos indicadores de inflação e atividade econômica sugerem que uma política monetária ainda mais restritiva será necessária para desacelerar a economia.

Um exemplo recente foi a última leitura do índice PCE, divulgado nesta sexta-feira (29), que registrou uma variação de 0,5% em agosto, o mesmo valor do IPC para o período, confirmando a resiliência das pressões inflacionárias. Ademais, a leitura final do PIB americano no segundo trimestre, que confirmou o crescimento de 2,1%, também aponta para novos aumentos dos juros em 2023.

A aproximação entre as taxas brasileiras e americanas, — assim como a contínua deterioração do ambiente fiscal interno, que apresentou um novo aumento de 0,3% na Dívida Pública  em relação ao PIB — deve contribuir para um fortalecimento do dólar nos próximos dias.

Confira no De Olho no Câmbio #244 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

De Olho no Câmbio #312: Janeiro trouxe consigo um pouco de estabilidade

Qual o valor do INCC em 2024 e 2025? Confira a tabela completa

IGP-10 desacelera em janeiro