Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,0322 na segunda-feira (23/out), um nível 2,5% menor que a abertura da semana anterior (16/out). A cotação da moeda estrangeira registrou queda ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (27/out) cotado a R$4,9947, patamar 1,1% menor que a abertura da sexta-feira anterior (20/out). Entre as aberturas desta sexta (27) e da segunda-feira da semana anterior (16/out), vimos uma valorização do real em relação ao dólar de 1,7%.
A divisa norte-americana perdeu força ao longo da semana, em virtude do fortalecimento da crença de que o ciclo de alta dos juros chegou ao seu fim.
O atual contexto fiscal dos Estados Unidos, somado aos riscos de novas falências bancárias em um ambiente de juros altos, dificultam a realização de novos aumentos dos juros por parte do Federal Reserve.
Por outro lado, a economia permanece forte, como mostrou a primeira leitura do PIB americano no terceiro trimestre, que sugeriu um crescimento de 4,9% no terceiro trimestre deste ano. Apesar do elevado percentual de crescimento, o número não foi recebido com tanta surpresa uma vez que alguns agentes projetavam um crescimento acima de 5%.
A resiliência da atividade econômica, assim como da inflação, demonstra o momento delicado dos EUA, em que a política monetária mostrou-se aquém do esperado em estabilizar a economia.
Confira no De Olho no Câmbio #248 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!