Começamos a semana com o dólar cotado a R$4,8628 na segunda-feira (15/jan), um nível 0,1% inferior à abertura da semana anterior (08/jan). A cotação da moeda estrangeira registrou queda ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (19/jan) cotado a R$4,9298, patamar 1,6% superior à abertura da sexta-feira anterior (12/01). Entre as aberturas desta sexta (19/jan) e da segunda-feira da semana anterior (08/jan), vimos uma desvalorização do real em relação ao dólar de 1,2%.
Nos últimos dias, foram apresentados os dados da atividade econômica brasileira relativos ao mês de novembro.
Embora os principais setores tenham crescido acima do esperado — com destaque para a indústria e os serviços, que cresceram 0,5% e 0,4%, respectivamente — o IBC-Br permaneceu estável durante o mês, sugerindo que ainda permanecem entraves para o avanço da economia nacional.
Entre os indicadores de inflação, o IGP-10 de janeiro demonstrou uma variação de 0,42%. Apesar de constituir uma desaceleração frente a dezembro, a leitura foi superior às projeções do mercado, demonstrando o aquecimento das pressões inflacionárias no fim de 2023 e início de 2024.
Não foi apenas o Brasil que divulgou os números de sua economia. Nos Estados Unidos, tanto a produção industrial como as vendas do varejo cresceram acima do esperado. Em conjunto com os dados recentes de inflação e do mercado de trabalho, os novos indicadores reforçam a resiliência da economia americana.
Confira no De Olho no Câmbio #260 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!