Começamos a semana com o dólar cotado a R$4,9313 na segunda-feira (29/jan), um nível 0,3% inferior à abertura da semana anterior (22/jan). A cotação da moeda estrangeira registrou queda ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (02/fev) cotado a R$4,9141, patamar 0,1% inferior à abertura da sexta-feira anterior (26/jan). Entre as aberturas desta sexta (02/fev) e da segunda-feira da semana anterior (22/jan), vimos uma valorização do real em relação ao dólar de 0,3%.
Em semana marcada pela chamada super quarta, quando coincidem as decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos, o mercado de câmbio mostrou bastante volatilidade, mas a moeda brasileira deve sair novamente fortalecida.
No começo da semana a espera pelas decisões do Fed e do Copom mantiveram as cotações sob relativa estabilidade, no entanto a quarta-feira registrou um dos dias mais voláteis para o mercado de câmbio nos últimos meses.
A moeda brasileira, que já vinha ganhando algum espaço em relação ao dólar pela manhã, estendeu os ganhos depois da decisão do Federal Reserve. Isso porque o mercado captou alguns detalhes no comunicado da reunião que sugeriam um Banco Central mais dovish (inclinado ao corte de juros).
No entanto, a coletiva de imprensa feita logo após a decisão, mostrou que o presidente da instituição, Jerome Powell, não estava muito afeito à ideia de um corte de juros na próxima reunião, em março. Na verdade, Powell praticamente descartou essa possibilidade ao responder uma pergunta feita pelos jornalistas.
Esse Fed mais hawkish (mais inclinado à manutenção dos juros) reverteu o movimento do câmbio, e a maioria das moedas passaram a perder espaço para o dólar, inclusive o real. Mas esse momento também não durou muito e a divisa brasileira voltou a se recuperar junto com os seus pares emergentes.
Por fim, os dados mais recentes do payroll mostram que a economia norte-americana continua em ritmo muito acelerado no começo de 2024, empurrando na manhã desta sexta-feira (2), a cotação das moedas dos países em desenvolvimento para baixo.
Confira no De Olho no Câmbio #262 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!