Real x dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$4,9854 na segunda-feira (05/fev), um nível 0,7% superior à abertura da semana anterior (29/jan). A cotação da moeda estrangeira registrou avanço ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (09/fev) cotado a R$4,9903, patamar 0,1% superior à abertura da sexta-feira anterior (02/fev). Entre as aberturas desta sexta (09/fev) e da segunda-feira da semana anterior (29/jan), vimos uma desvalorização do real em relação ao dólar de 0,8%.

Na sexta-feira da semana passada, em 2 de fevereiro, ocorreu um momento particularmente importante para os mercados financeiros globais. Às 10h30 da manhã, o Bureau of Labor Statistics (BLS) divulgou que foram gerados 353 mil empregos em janeiro nos Estados Unidos, o que contradiz os números preliminares da pesquisa ADP.

Isso destacou ainda mais o fato de que a atividade econômica nos Estados Unidos continua superaquecida, operando a um ritmo mais acelerado do que o desejado pelo Federal Reserve. Portanto, é provável que a autoridade monetária mantenha seu plano atual de manter as taxas de juros elevadas por mais tempo, até que os riscos de uma ressurgência da inflação se dissipem completamente.

Durante esta semana, os dados reforçaram a leitura da sexta-feira anterior, indicando que janeiro também foi um mês robusto, com uma marcante redução no número de novos pedidos de seguro-desemprego nos EUA. Esses números semanais, surpreendendo o mercado mais uma vez, foram suficientes para sustentar a tendência de valorização do dólar que se estabeleceu desde a última super-quarta.

Na ocasião, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, expressou a opinião de que é improvável que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) opte por reduzir as taxas de juros na próxima reunião de política monetária, marcada para março.

Confira no De Olho no Câmbio #263 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

De Olho no Câmbio #312: Janeiro trouxe consigo um pouco de estabilidade

Qual o valor do INCC em 2024 e 2025? Confira a tabela completa

IGP-10 desacelera em janeiro