Real x dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$4,9678 na segunda-feira (19/fev), um nível 0,3% superior à abertura da semana anterior (12/fev). A cotação da moeda estrangeira registrou relativa estabilidade ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (23/fev) cotado a R$4,9644, patamar 0,2% inferior à abertura da sexta-feira anterior (16/fev). Entre as aberturas desta sexta (23/fev) e da segunda-feira da semana anterior (12/fev), vimos uma desvalorização do real em relação ao dólar de 0,2%.

Apesar da relativa estabilidade na cotação do dólar ao longo desta última semana, os últimos dias foram marcados por intensa movimentação em torno dos comentários e indicadores que podem impactar a inflação e a política monetária dos Estados Unidos.

No mercado de trabalho, o volume semanal de novas requisições de seguro-desemprego sugerem que a atividade econômica norte-americana continua em um ritmo muito superior ao desejado pelo Federal Reserve, o que, ao menos em teoria, poderia tornar o processo de desinflação mais custoso daqui em diante.

Segundo o Escritório de Estatísticas do Trabalho (BLS, na sigla em inglês), cerca de 201 mil novos pedidos de seguro-desemprego foram registrados na última semana. Trata-se de um volume menor que o esperado pelo consenso de mercado e mais baixo também que o volume registrado uma semana antes, o que nos permite intuir que o mercado de trabalho americano continua a pleno vapor.

Para colaborar com este clima de cautela, que se seguiu à publicação dos dados de seguro-desemprego, os indicadores antecedentes sugeriram forte aumento da produção industrial dos Estados Unidos em fevereiro. O índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) mostrou aumento da atividade industrial e queda no setor de serviços, mantendo o indicador composto acima da linha dos 50 pontos, nível em que a economia encontra-se em expansão.

Confira no De Olho no Câmbio #265 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

Reuniões do G20 podem trazer turbulências

De Olho no Câmbio #303: Moeda brasileira volta a perder força à espera do governo

IBC-Br deve mostrar crescimento forte em setembro