Até o momento, o Real figura entre uma das moedas que mais se valorizaram em 2021. O movimento não é recente, mas ganhou maior tração depois das decisões de política monetária nos EUA e aqui no Brasil este mês.
Com a expectativa de manutenção dos juros nos países mais desenvolvidos e de continuidade do ciclo de alta aqui no país, investidores institucionais passaram a direcionar seus recursos para o país e, desse modo, o dólar tem desvalorizado, o que acarreta, como consequência, na apreciação da moeda brasileira.
Não podemos deixar de lado que também há forte expectativa com os desdobramentos da CPI da Covid. Apesar das expectativas, por ora, analistas não têm levado em consideração o impacto da CPI na cotação. Assim, seguimos na toada da política monetária.
Com este pano de fundo, a moeda estadunidense abriu a segunda-feira (21), cotada a R$ 5,0753. Já nesta sexta-feira (25), a moeda abriu o pregão cotada a R$ 4,9143. Com isso, vimos uma apreciação intensa do Real de aproximadamente 3,2% ao longo desta semana.
Confira o De Olho no Câmbio #127 a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Euro.