Não dá para falar em Dólar sem falar da explosiva variação dos preços ao consumidor nos Estados Unidos. Esta semana foi divulgado o índice de preços e a inflação em outubro chegou a 6,2% no acumulado dos últimos 12 meses.
Esse é o valor mais alto registrado no país em 30 anos, segundo o órgão de estatísticas do governo estadunidense. Boa parte do desempenho da inflação é atribuído ao aumento dos preços de alimentos, combustíveis, automóveis e habitação.
Se compararmos com o Brasil, o cenário é parecido, mas a alta aqui é ainda maior. o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice de inflação oficial, variou 1,25% em outubro e atingiu 10,67% em 12 meses.
No caso brasileiro, essa foi a maior alta para um mês de outubro desde 2002. A gasolina foi a grande vilã da inflação no mês com uma variação de 3,10% e, em 12 meses, a alta acumulada já chega a 42,72%.
Ainda tivemos, em território brasileiro, a votação da PEC dos precatórios e dos destaques da PEC no plenário da Câmara dos Deputados. No segundo turno, que ocorreu na terça (9), o projeto foi aprovado com maior folga.
O projeto agora vai para o Senado, que já demonstrou mais resistências e deve impor uma negociação mais acirrada com o governo. O avanço da PEC animou alguns investidores, mas gerou preocupações quanto ao impacto nas contas públicas.
Mas não podemos esquecer também que a semana foi marcada pela aprovação do pacote trilionário de investimentos em infraestrutura proposto pelo governo Joe Biden.
Depois de meses de negociação, o pacote finalmente foi aprovado e as expectativas é de que os investimentos revigorem e modernizem a economia estadunidense, além de acelerar a retomada pós-pandemia do coronavírus.
Com este pano de fundo, a moeda estadunidense, que abriu a segunda-feira (8) cotada a R$5,5140, iniciou esta sexta-feira (12) cotada a R$5,4044. Com isso, vimos uma apreciação do Real ao longo da semana, de aproximadamente 1,99%, em linha com o movimento visto na semana passada.
Confira no De Olho no Câmbio #147 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
E se você quer sempre estar atualizado com a cotação do Dólar assim como de outras moedas e receber novidades das principais variações, entre em nossa central de cotações.