A reunião do Federal Open Market Committee (Fomc) do Federal Reserve (Fed), o comitê de política monetária dos EUA, foi o ponto alto desta semana. Havia grande expectativa sobre a decisão dos membros do comitê especialmente acerca do início do chamado tapering.
Em primeiro lugar, o Fomc/Fed manteve as taxas de juros entre 0% e 0,25%. Mas o ponto alto veio mesmo com o anúncio dos próximos passos, em 2022. O Fomc anunciou que vai encerrar em março o seu programa de estímulo por meio da compra de títulos.
Além disso, de forma a combater a alta da inflação, o Fed deve promover três altas de juros no ano que vem, cada uma na magnitude de 0,25 ponto percentual. A notícia contrapôs o anúncio de setembro, que previa somente uma alta dos juros em 2022.
A previsão do banco central dos Estados Unidos é de que a inflação por lá encerre o ano por volta de 5,3% (lembrando que a meta é de 2%). O fim do programa de estímulo foi antecipado de junho para março para combater a alta dos preços, desse modo, a política monetária será mais dura em 2022.
Com este pano de fundo, a moeda estadunidense, que abriu a segunda-feira (13) cotada a R$5,6144, iniciou esta sexta-feira (17) cotada a R$5,6691. Com isso, vimos uma depreciação do Real ao longo da semana, de aproximadamente 0,97%, revertendo os ganhos vistos na semana anterior.
Confira no De Olho no Câmbio #152 a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Euro.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!