Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,4587 na segunda-feira (24). A cotação da moeda registrou uma forte trajetória de queda ao longo da semana e o Dólar abriu o pregão desta sexta-feira (28) cotado a R$5,4073, portanto, uma apreciação do Real pela terceira semana consecutiva, mas desta vez, de aproximadamente 0,94%.
Tivemos dois momentos-chave esta semana que nos ajudam a entender o movimento do Dólar: a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, referente ao quarto trimestre de 2021 e a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed).
Em primeiro lugar, com relação ao PIB, o resultado surpreendeu e animou fortemente o mercado. A economia dos EUA retomou velocidade no quarto trimestre e, com isso, o desempenho acumulado em 2021 foi o melhor desde 1984.
O PIB cresceu a uma taxa anualizada de 6,9% no último trimestre, segundo os dados do Departamento de Comércio dos EUA. O resultado do trimestre havia sido de 2,3%. Assim, o resultado acumulado em 2021 em comparação com o ano anterior foi de 5,7%, o mais forte desde 1984.
Com este resultado, a rota da política monetária do país fica ainda mais clara para economistas e analistas. Jerome Powell, presidente do Fed, após a decisão desta semana, anunciou que há muito espaço para aumentar a taxa básica de juros sem que isso prejudique o mercado de trabalho dos EUA, que encontra-se forte e gerando muitos empregos.
Assim, Powell não descartou um aumento de 0,5% em alguma reunião deste ano – muito provavelmente, como apostam alguns analistas, a partir de março. Aumentos superiores a 0,25% por reunião não ocorrem há mais de 20 anos. De todo modo, o Fed já anunciou que a partir da próxima reunião começará o processo de redução do seu balanço.
Confira no Olho no Câmbio #158 a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Euro.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!