Começamos a semana com o dólar cotado a R$4,7506 na segunda-feira (28/mar). A cotação da moeda registrou trajetória sutil trajetória de alta ao longo desta semana e o Dólar abriu o pregão desta sexta-feira (1/abr) cotado a R$4,7531, portanto, uma depreciação do Real após dez semanas de fortalecimento, mas praticamente no zero a zero, uma vez que a variação foi de aproximadamente 0,05%, após já ter iniciado a semana em patamar fortemente inferior ao da semana anterior (-5,44%)..
Este processo ainda ocorre em função do elevado número de dólares entrando no país. Essa enxurrada de dólares advém do conturbado ambiente externo que ainda se vê aos trancos e barrancos com a inflação e os juros. Mas não podemos esquecer da Guerra na Ucrânia que se arrasta por mais uma semana sem expectativa de término.
Na realidade, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou no dia 31, quinta-feira, que a situação no sul do país e na região de Donbass, onde ficam as repúblicas de Donetsk e Luhansk, continua difícil. Em sua declaração, Zelensky também reiterou que a Rússia está reunindo forças perto da cidade sitiada de Mariupol, também próxima a Donbass.
Enquanto o conflito permanece sem perspectiva de resolução, a economia estadunidense registrou bom desempenho da atividade econômica no último trimestre de 2021, de acordo com os dados oficiais e finais divulgados pelo Departamento de Comércio do país.
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu a uma taxa anualizada de 6,9%. O dado foi ligeiramente revisado para baixo em comparação com o resultado preliminar divulgado anteriormente, cuja taxa anualizada estimada em fevereiro foi de 7%. O crescimento está 3,1% acima do nível pré-pandemia.
Confira o De Olho no Câmbio #167, a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Euro.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!