Começamos a semana com o dólar cotado a R$4,7070 na segunda-feira (11/abr). A cotação da moeda registrou trajetória de alta ao longo desta semana e o Dólar abriu o pregão desta quinta-feira (14/abr) cotado a R$4,6834, portanto, uma apreciação do Real de aproximadamente 0,5%, após ter iniciado a semana em patamar superior ao da semana anterior (0,9%).
Esta semana trouxe um dado bastante importante da economia estadunidense. A variação mensal de preços do país foi de alta de 1,2% referente ao mês de março. Trata-se do maior percentual neste tipo de comparação desde setembro de 2005. Com o resultado de março a inflação acumulada em 12 meses subiu a 8,5%.
Este é o patamar mais elevado desde dezembro de 1981 e isso reforça o grave problema inflacionário pelo qual o mundo está passando. Apesar do surto inflacionário, é possível enxergar um “lado bom” no resultado de março. Talvez, “lado bom” seja muito forte, mas há um elemento tranquilizador.
O resultado de março foi muito concentrado em itens que sofreram com os impactos da guerra. Apenas a título de curiosidade, a gasolina subiu 18,3% apenas no mês de março. Desse modo, quando analisamos o chamado “núcleo da inflação”, que exclui do cálculo preços de itens voláteis como alimentos, combustíveis e energia elétrica, os preços estão sob controle.
Ainda assim, é um ponto de atenção importante. E nesta quinta-feira (14) outro dois dados levantaram alertas sobre a situação da economia estadunidense: os dados do varejo e os dados dos pedidos de auxílio desemprego. Enquanto o primeiro surpreendeu negativamente o mercado por vir abaixo das expectativas, o segundo veio muito acima do esperado.
Os pedidos de auxílio desemprego são um importante indicador do quão aquecida se encontra a economia estadunidense, desse modo, quanto maior o número de pedidos, maior o alerta acerca da saúde da economia.
Confira no De Olho no Câmbio #169 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!