Começamos a semana com o dólar cotado a R$4,7975 na segunda-feira (25/abr). A cotação da moeda registrou trajetória de alta ao longo desta semana e o Dólar abriu o pregão desta sexta-feira (29/abr) cotado a R$4,9412, portanto, uma depreciação do Real de aproximadamente 3%, após já ter iniciado a semana em patamar superior ao da semana anterior (1,92%).
Parte da explicação da forte e repentina valorização da moeda norte-americana em relação ao real vem das falas dos membros do Federal Reserve na semana passada. O presidente da instituição, Jerome Powell, disse que o mercado de trabalho dos Estados Unidos está insustentavelmente quente, o que exige do banco central uma ação mais contundente contra a inflação mais elevada em 40 anos.
James Bullard, presidente do FED de St. Louis, disse publicamente que a inflação atual poderá exigir do FED uma política mais restritiva do que se imaginava há algumas semanas. Bullard chegou a sugerir que o FOMC, equivalente ao Copom do Banco Central do Brasil, faça um ajuste de 0,75% após a reunião da semana que vem, quando se espera por um aumento de 0,5%.
Além das falas de Bullard e de Powell, as medidas de restrição impostas pela China no âmbito da política de tolerância zero contra a Covid no país também impactaram a cotação da maioria dos países no começo desta semana. A imposição de medidas severas na cidade mais populosa do país, Xangai, já havia produzido forte queda nos indicadores de soft data, como o PMI do setor de serviços relativos ao mês de março. Com novas restrições impostas em Pequim, a capital do país, espera-se que o impacto econômico seja ainda maior.
As medidas de distanciamento social vistas em diversas regiões da China também têm trazido novos problemas às cadeias produtivas, uma das variáveis explicativas de maior importância para o aumento recente da inflação. O custo do frete marítimo e dos aluguéis de contêineres tem aumentado significativamente em 2022 e tende a causar problemas logísticos graves ao mundo todo.
Confira no De Olho no Câmbio #171 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!