Começamos a semana com o dólar cotado a R$4,8638 na segunda-feira (23/mai), 3,9% abaixo da abertura da semana anterior. A cotação da moeda registrou trajetória de queda ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (27/mai) cotado a R$4,7531, portanto, uma forte apreciação do Real de aproximadamente 2,28%.
Esta semana, apesar de poucos indicadores econômicos relevantes, tivemos a divulgação da segunda prévia do PIB dos EUA referente ao 1º trimestre deste ano. De acordo com a release do Departamento de Comércio, o indicador caiu 1,5% no primeiro trimestre, aprofundando a queda vista na primeira leitura.
O dado previamente divulgado havia registrado queda de 1,4% e as expectativas de mercado iam na direção de uma revisão que apontasse uma queda menor, de 1,3%, contrariando, portanto, economistas e analistas de mercado.
Tendo em vista a defasagem com que os dados do PIB são divulgados, os números de novos pedidos de seguro-desemprego passaram a ser monitorados como um termômetro da economia estadunidense. O mercado passou a temer uma desaceleração mais forte, o que pode lançar a economia estadunidense em uma forte recessão e puxar a economia global junto.
As últimas falas de membros do comitê de política monetária dos Estados Unidos (Fomc) e o conteúdo da ata da última reunião do colegiado dão conta de que o banco central estadunidense passou a cogitar a interrupção do ciclo de altas na taxa de juros depois que dados do mercado imobiliário e varejista mostraram algum desgaste.
Confira no De Olho no Câmbio #175 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!