Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,2611 na segunda-feira (27/jun), 2,08% acima da abertura da semana anterior (20/jun). A cotação da moeda registrou leve trajetória de queda ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (01/jul) cotado a R$5,2542, portanto, uma apreciação do Real de aproximadamente 0,13%.
O ponto alto da semana foi a divulgação do número oficial do PIB dos EUA. E a coisa não vai muito bem por lá. Depois que o Escritório de Análises Econômicas publicou a terceira e última leitura do PIB norte-americano relativo ao primeiro trimestre, confirmou-se a queda do produto interno bruto do país no primeiro trimestre.
Segundo o órgão, a variação trimestral anualizada foi negativa em 1,6%. A terceira e definitiva publicação, mostrou nova revisão para baixo, depois que a segunda leitura havia revisto a queda de 1,4% para 1,5%. Esse dado coloca ainda mais tensão sobre os EUA e eleva as chances de recessão no país caso a queda do PIB se mantenha no segundo trimestre.
E seguimos acompanhando de perto os dados do mercado de trabalho para dimensionar a real chance de uma recessão por lá. O volume de novos pedidos de seguro-desemprego ficou estável na casa dos 230 mil, enquanto o índice de preços monitorado pelo Federal Reserve, o PCE, ficou em 0,6% em maio, ante 0,2% registrado em abril.
Confira o De Olho no Câmbio #179, a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.