Real x Dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,3310 na segunda-feira (4/jul), 1,33% acima da abertura da semana anterior (27/jun). A cotação da moeda registrou leve trajetória de alta ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (8/jul) cotado a R$5,3486, portanto, uma depreciação do Real de aproximadamente 0,33%.

A semana começou em marcha lenta para o Dólar, graças ao tão esperado Feriado de Independência nos EUA, um dos feriados mais importantes do país. Apesar do feriado, a semana foi marcada por eventos econômicos importantes, principalmente a ata da última reunião do Fomc. 

Na ata, divulgada no último dia 6 de julho, os membros do FED indicaram que devem continuar a promover ajustes mais robustos na taxa de juros na próxima reunião (+0,75%). A avaliação dos dirigentes da instituição é de que a inflação é mais persistente e mais aguda do que previsto anteriormente.

A única dúvida que paira sobre o board da instituição e sobre outros analistas de mercado é se a queda na demanda decorrente de uma alta mais forte dos juros vai produzir uma queda de preços relevante para justificar a mudança de postura do Fed.

As respostas não são claras, mas a dúvida permanece. Enquanto isso, a inflação dos EUA permanece elevada, o número de novos pedidos de seguro desemprego está acima dos 230 mil por semana e o risco de recessão está no ar. 

A título de registro, não podemos deixar de comentar o fenômeno que impactou o noticiário global: o assassinato repentino do ex-primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe. Abe foi o primeiro-ministro mais longevo da história do Japão e o responsável por uma política bastante firme de combate à deflação, que foi apelidada de Abenomics

Confira o De Olho no Câmbio #180, a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Euro.

Related posts

Como calcular o décimo terceiro salário em 2024?

Dia da Consciência Negra: entenda a origem e o que abre e fecha no feriado

13º Salário 2024: Datas, valores e quem tem direito