Real x Dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,1649 na segunda-feira (24/out), em nível 3,08% menor que a abertura da semana anterior (17/out). A cotação da moeda registrou trajetória de alta ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (28/out) cotado a R$5,3414 – patamar 2,36% maior que a abertura da sexta-feira anterior (21/out). Portanto, vimos uma depreciação do Real de aproximadamente 3,42% nesta semana.

Dois pontos foram marcantes esta semana na relação do Real com o Dólar. Em primeiro lugar, do ponto de vista da economia nacional, o Comitê de Política Monetária decidiu, sem surpresas, pela manutenção da taxa de juros Selic no patamar de 13,75% ao ano. 

Em segundo lugar, nos EUA, o departamento de análises econômicas (BEA, na sigla em inglês), divulgou o resultado preliminar do PIB do país e surpreendeu fortemente o mercado. Havia muitas dúvidas sobre o resultado, mas levando em conta o desempenho de variáveis importantes, como varejo, indústria e mercado de trabalho, o resultado foi coerente.

A economia dos Estados Unidos deixou oficialmente o quadro de recessão técnica, quando uma economia registra dois semestres consecutivos de queda da atividade econômica, e registrou crescimento de 2,6% do PIB no terceiro trimestre.

Complementarmente, os dados semanais de pedidos iniciais por seguro desemprego vieram moderados mais uma vez. Esses dados conjuntamente mostram que a economia estadunidense permanece aquecida. Desse modo, a inflação deve permanecer alta e isso exigirá a continuidade de medidas de altas de juros por parte dos EUA.

Confira no De Olho no Câmbio #196 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

Governo Central deve apresentar superávit fiscal robusto

Governo Federal deve seguir rota de ajustes fiscais em 2025

Exportações chinesas seguem fortes mas importações crescem menos